Revisitando os Valores Sociais Espartanos no Discurso de Xenofonte
Resumo
O presente artigo discorre sobre a representação que Xenofonte edificou das práticas político-sociais espartanas na "Constituição dos Lacedemônios". Nesse contexto, apresentamos a possibilidade de três chaves de leitura atreladas ao lugar social de Xenofonte na primeira metade do século IV a.C. e as suas prováveis motivações. Não sem motivos, defendemos que Xenofonte se utilizou desta obra para elogiar Esparta, "criticar" algumas práticas da Atenas democráticas e, por fim, manifestar que os espartanos não agiam em conformidade as leis de Licurgo. Contudo, uma vez que o discurso é uma arena político, Xenofonte teria se preocupado em manifestar as suas opiniões nas entrelinhas de sua obra.Referências
Documentação Literária
-ARISTOTLE. Politics. Trans.: H. Rackman. London: William Heinemann Ltd., 1944.
-JENOFONTE; PSEUDO-JENOFONTE. Constitución de los lacedemônios; Hierón; Constitución de los atenienses. Trad.: Claudia Mársico, Rodrigo Illarraga, Pablo Marzocca. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2017.
-PLATO. Laws. Vol. I. Trans.: R.G. Bury. London: William Heinemann Ltd., 1961.
-XENOPHON. Hellenica. Vol. I. Trans.: C. Brownson. Cambridge: Harvard University Press, 1918.
-_____. Anabasis. Trans.: C. Brownson. Cambridge: Harvard University Press, 1961.
-_____. Scripta Minora. Trans.: E.C. Marchant. Cambridge; London: Harvard University Press, 1968.
Referência Bibliográfica
-ASSUMPÇÃO, Luis Filipe Bantim de. Os valores sociais espartanos através de Xenofonte. In: Anais do I Encontro Nacional de Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo & VII Jornada de História Antiga. Rio de Janeiro: NEA/UERJ, 2009.p.1-12.
-_____. Antigas críticas e novas perspectivas sobre a biografia – um estudo de caso sobre Xenofonte (V a.C.). In: SOUZA NETO, José Maria Gomes de; BUENO, André da Silva; BIRRO, Renan Marques (Org.). Antigas Leituras: olhares do presente ao passado. Rio de Janeiro: Autografia, 2016. p.278-292.
-CHRISTESEN, Paul. Xenophon’s Views on Sparta. In: FLOWER, Michael (Ed.). The Cambridge Companion to Xenophon. Cambridge; United Kingdom; New York: Cambridge University Press, 2017. p.376-399.
-FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Trad.: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
-HUMBLE, Noreen. The Author, Date and Purpose of Chapter 14 of the Lakedaimonion Politeia. In: TUPLIN, Christopher (Ed.). Xenophon and his World. Stuttgart: Franz Steiner Verlag, 2004.p.215-228.
-_____. L’innovation générique dans la Constitution des Lacédémoniens. In: PONTIER, Pierre (dir.). Xénophon et la Rhétorique. Paris: PUPS, 2014.p.213-234.
-LEE, John W.I. Xenophon and his Times. In: FLOWER, Michael (Ed.). The Cambridge Companion to Xenophon. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.p.15-36.
-LIPKA, Michael. Xenophon’s Spartan constitution: introduction, text, commentary. Berlin; New York: de Gruyter, 2002.
-MÁRSICO, Claudia; ILLARRAGA, Rodrigo; MARZOCCA, Pablo. Estudio preliminar. In: JENOFONTE; PSEUDO-JENOFONTE. Constitución de los lacedemônios; Hierón; Constitución de los atenienses. Trad.: Claudia Mársico, Rodrigo Illarraga, Pablo Marzocca. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2017.p.9-110.
-TRZASKOMA, Stephen. Apollodorus. In: TRZASKOMA, Stephen; SMITH, R. Scott; BRUNET, Stephen (Ed.). Anthology of Classical Myth: Primary sources in translation. Indianapolis; Cambridge: Hackett Publishing Company, Inc., 2004.p.17-57.