ENTRE HISTÓRIA DA ÁFRICA E CURRÍCULO: A PROPOSTA DA OFICINA 'SERIAM OS ANTIGOS EGÍPCIOS BRANCOS OU NEGROS?'

  • Vinícius Moretti Zavalis Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Resumo

O presente trabalho visa propor uma revisão bibliográfica sobre a relação da Historiografia da África e do Egito com o currículo de História da Educação Básica no Brasil. O trabalho se inicia abordando o processo de exclusão e inclusão da África na Historiografia, pensa o branqueamento do Egito e seu lugar nas Teorias do Currículo e no Ensino de História. Esse caminho é percorrido por nós para embasar a construção de uma proposta de oficina para o Ensino Médio sobre a ocupação espacial do Egito e das origens étnico-raciais dos seus povos. A oficina foi pensada em 2016 na disciplina África e Currículo do curso de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e aplicada no estágio no seu Colégio de Aplicação. A justificativa acadêmica para a publicação do trabalho é o fato do currículo intercultural, que inclui narrativas sobre diversidade racial, estar em risco em tempos de Escola Sem Partido. 

Biografia do Autor

Vinícius Moretti Zavalis, Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), orientado pelo Prof. Alexandre Moraes, com pesquisa sobre relações de gênero no Egito, financiada pelo CNPq.

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Publicado
2018-12-30
Seção
Artigos