A CIDADE DE COIMBRA E O MOSTEIRO DE SANTA CRUZ NO SÉCULO XII: REFLEXÕES SOBRE O PRIORADO DE D. TEOTÔNIO

  • Jonathas Ribeiro dos Santos Campos de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Nossa proposta tem por objetivo compreender os eventos que cercaram o processo fundacional do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra na primeira metade do século XII, bem como o exercício do primeiro priorado por D. Teotônio. Tomando por base a vasta contribuição historiográfica, bem como os dados que nos traz a documentação, buscamos promover articulações que nos ajudem a refletir, de forma mais analítica, a partir das conexões possíveis de serem feitas entre os casos particulares e o que com eles mantém vínculo na questão mais geral; suas relações e interesses envolvidos.

Biografia do Autor

Jonathas Ribeiro dos Santos Campos de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Doutorando e Mestre em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ, integrante do Programa de Estudos Medievais (PEM/UFRJ).

Referências

ALARCÃO, Jorge. Coimbra: a montagem do cenário urbano. Coimbra: [s.n.], 2008.

CONDE, Antonio Linage. Las órdenes religiosas de la plenitud al ocaso del medievo. In: FERNÁNDEZ, Emilio Mitre (coord.). História del cristianismo II. El mundo Medieval. Madrid: Trotta, 2011.

COSTA, Avelino de Jesus da. D. João Peculiar, co-fundador do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, bispo do Porto e arcebispo de Braga. In: SANTA Cruz de Coimbra: do século XI ao século XX (estudos). Coimbra: [s.n], 1984.

ENCARNAÇAM, Joaquim. Vida do admirável Padre S. Theotonio, Conego Regular, e Primeiro Prior do Real Mosteiro de S. Cruz de Coimbra: Antigo Prior, e Protector Prodigiozo da Antiquissima, Ilustrissima, e Real Cidade de Vizeu: Delicias, e Gloria de Portugal, e de toda a Igreja. Coimbra: [s.n.], 1764.

ERDMANN, Carl. O Papado e Portugal no primeiro século da história portuguesa. Braga: Instituto Alemão da Universidade de Coimbra, 1996.

FLETCHER, Richard. Em busca de El Cid. São Paulo: UNESP, 2002.

FRIAS, Agostinho Figueiredo. O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: perspectivação histórica. In: NASCIMENTO, Aires Augusto; MEIRINHOS, José Francisco (coord.). Catálogo dos Códices da Livraria de Mão do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra na Biblioteca Pública Municipal do Porto. Porto: Biblioteca Pública Municipal do Porto, 1997.

GOUVEIA, Mário de. O essencial sobre a analística monástica portucalense (séc. XI-XII). Lusitania Sacra. Lisboa, n. 25, p.183-226, janeiro-junho 2012.

GOUVEIA, Mário de. O limiar da tradição no moçarabismo conimbricense: os “Anais de Lorvão” e a memória monástica do território de fronteira (séc. IX-XII). Medievalista. Lisboa, n. 8, Jul 2010.

KRUS, Luís. Historiografia Medieval (excertos). In: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN. História e antologia da literatura portuguesa (séculos XIII-XIV). Lisboa: Maiadouro, 1997.

MARTINS, Armando Alberto. O Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra na Idade Média. Lisboa: Centro de História da universidade de Lisboa, 2003.

MARTINS, Armando Alberto. Dois bispos portugueses da segunda metade do século XII. In: BARROCA, Mário Jorge. Carlos Alberto Ferreira de Almeida. In memoriam. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1999.

MARQUES, Oliveira A. H. História de Portugal. Lisboa: Palas, 1974.

MARTINS, Armando Alberto. A história medieval do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra: um exemplo de oscilação entre a fuga e a atracção pela Europa. Disponível em: http://bibliotecas.cm-porto.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1439595FND273.1158200&profile=bmp&uri=link=3100018~!20559~!3100024~!3100022&aspect=subtab13&menu=search&ri=1&source=~!horizon&term=Martins%2C+Armando+Alberto%2C+1946-&index=AUTHOR>. Acesso em: 22 Nov. 2016.

MATTOSO, José. A nobreza medieval galaico-portuguesa: a identidade e a diferença. In: ______. Portugal Medieval: novas interpretações. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1992

MATTOSO, José. História de Portugal: antes de Portugal. Lisboa: Estampa, 1992.

MATTOSO, José. Monges e clérigos portadores da cultura francesa em Portugal (séculos XI e XII). In: ______. Portugal Medieval: novas interpretações. Lisboa: Imp. Nacional-Casa da Moeda, 1985.

MATTOSO, José. D. Afonso Henriques. Lisboa: Círculo de Leitores, 2012.

MORUJÃO, Maria do Rosário Barbosa. The Coimbra See and its Chancery in Medieval times. E-journal of Portuguese history. Porto, v.4, n. 2, p.1-12, 2006.

MORUJÃO, Maria do Rosário Barbosa. A organização da diocese de Lamego: da reconquista à restauração da dignidade episcopal. In: SARAIVA, Anísio Miguel de Sousa (coord.). Espaço, Poder e Memória: A Catedral de Lamego (Sécs. XII a XX). Lisboa: Centro de Estudos de História Religiosa, 2013.

NASCIMENTO, Aires Augusto do. Hagiografia de Santa Cruz de Coimbra: Vida de D. Telo, Vida de D. Teotónio, Vida de Martinho de Soure. Lisboa: Edições Colibri, 1998.

NASCIMENTO, Aires Augusto do; MEIRINHOS, José Francisco. Catálogo dos Códices da Livraria de Mão do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra na Biblioteca Pública Municipal do Porto. Porto: Biblioteca Pública Municipal do Porto, 1997.

PRADALIÉ, M. Gérard. Les faux de la Cathédrale et la crise à Coimbre au début du XIIe siècle. Disponível em: Acesso em: 21 Ago. 2015.

SANTA Cruz de Coimbra: A Cultura Portuguesa aberta à Europa na Idade Média. Porto: Biblioteca Pública Municipal do Porto, 2001

VENTURA, Leontina. As Cortes ou a instalação em Coimbra dos fideles de D. Sesnando. In: Estudos em homenagem ao Professor Doutor José Marques, Porto, 4 V. V. 3, p.37-52, 2006b.

VIDA do beatíssimo D. Teotónio, primeiro prior do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. In: NASCIMENTO, Aires A. do (ed.). Hagiografia de Santa Cruz de Coimbra: Vida de D. Telo, Vida de D. Teotónio, Vida de Martinho de Soure. Lisboa: Edições Colibri, 1998.

Publicado
2018-01-19