O CONTROLE DO IMAGINÁRIO: ESPECULAÇÕES MARGINAIS

  • Idemburgo Frazão UNIGRANRIO-RJ

Resumo

Este trabalho, que busca refletir sobre a possibilidade do surgimento, na contemporaneidade, de novas vertentes do Controle do Imaginário, é, em parte, centrado na lembrança de alguns dos estudos de  Luiz Costa Lima, realizados a partir dos anos 1980. Tais reflexões devem ser entendidas, principalmente, como forma de expressar gratidão pelo trabalho coerente de um professor que ampliou, com seriedade, as perspectivas críticas e conceituais dos estudos  literários. A trilogia do Controle do Imaginário, composta pelas obras, O controle do imaginário - Razão e Imaginação nos Tempos ModernosSociedade e Discurso Ficcional O fingidor e o sensor, tratam da presença de mecanismos de controle (burgueses, seculares ou religiosos) na literatura, como, por exemplo, o momento em que  o pensamento ocidental passou a ter como objeto a ficção, sob a supremacia da razão. Partindo da menção a aspectos destacados, relacionados ao trabalho de Costa Lima, ao longo de sua trajetória reflexiva, o presente texto busca pensar na possível ampliação das perspectivas do “Controle”, na contemporaneidade, sob o viés da classe social, das identidades e das marginalidades. Se o controle cunhado e estudado por Luiz Costa Lima iluminou aspectos relativos à relação entre ficção, razão e sociedade, ainda sob certo crivo eurocêntrico, não menos importante, se torna refletir sobre a ocorrência da marginalização literária, em várias de suas nuanças e em tempos diferenciados da literatura, como  resultado de um controle que estabelece, por exemplo, quem pode ser reconhecido como poeta ou escritor.  As elocubrações contidas neste texto se inserem, direta ou indiretamente, na questão da revisão, ou na desconstrução do cânone (mas não é essa a questão central deste trabalho).  O mais importante será retomar aspectos relativos a temas trabalhados por Costa Lima e  a tentativa de ampliar o âmbito de atuação dos estudos sobre o Controle por ele trabalhado.

 

Biografia do Autor

Idemburgo Frazão, UNIGRANRIO-RJ
Bolsista de Produtividade em Pesquisa pela FUNADESP; Professor da graduação  em Letras e do  Programa de  Pós-Graduação em Humanidades Culturas e Artes da Unigranrio; Doutor em Literatura comparada (UFRJ; Mestre em Literatura Brasileira pela (UERJ). Autor de O Livro das Figuras (poesia), dentre outros);  Co-autor da Biografia Clementina Cadê Você  ( LBA/FUNARTE-) e de Diálogos: Sobre Leitura e Cultura. Também conhecido no campo da música e da poesia como Guinho Frazão) E-mail: idfrazao@uol.com.br

Referências

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NASCIMENTO, Érica Peçanha. Vozes Marginais na Literatura. Rio de Janeiro: Aeroplano. 2009.

Publicado
2018-12-13