Foco e Escopo
A revista Labore em Ensino de Ciências é um periódico quadrimestral, arbitrado, que tem como objetivo a edição e intercâmbio de trabalhos de investigação relacionados a processos de ensino/aprendizagem nas áreas de Ensino das Ciências, Educação Ambiental e Educação desde que diretamente relacionados com a prática docente. Publica artigos que resultem de trabalhos de investigação originais, relatos de experiências em sala de aula, resumos de Dissertações e Teses, artigos de divulgação científica, entrevistas, memórias e resenhas de lançamentos relevantes na área. Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês.
Processo de Avaliação pelos Pares
O processo terá inicio somente se o texto obedecer a todas as normas seguidas pela Revista Labore em Ensino de Ciências. Caso contrário o texto será devolvido ao autor.
O texto que estiver de acordo com as normas da Revista, será encaminhado para 2 (dois) Consultores ad hoc de forma anônima. No caso de pareceres excludentes o texto será encaminhado a um terceiro parecerista.
A decisão final sobre a publicação de um texto submetido à Revista Labore em Ensino de Ciências cabe ao Editor e Editores Executivos, auxiliados pelos pareceres dos consultores.
A lista de pareceristas de cada volume é publicada no seu último número.
Periodicidade
Quadrimestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Público-alvo
Em função de sua disponibilidade online, a revista habilita-se a atender um público diversificado, composto por distintos segmentos que serão beneficiados por diferentes seções, abrangendo pesquisadores, alunos de pós-graduação, professores da educação básica e superior, e profissionais de divulgação científica.
Politicas de seção
a) Artigos
Artigos científicos produzidos por pesquisadores que discutam problemas emergentes, proponham agendas de pesquisa ou contextualizem controvérsias científicas em desenvolvimento, ligados à área de ensino de ciências e áreas afins.
b) Relatos de Experiência
Relatos de experiências em processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências e educação ambiental, com ênfase na descrição de etapas e metodologia das atividades realizadas, bem como uma conclusão indicando claramente os aspectos positivos e negativos da experiência, como contribuição ao enriquecimento da formação de professores e estudantes de pós-graduação.
c) Teses e Dissertações
Resumos de teses e dissertações defendidas no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Educação.
d) Resenhas
Resenhas de obras pertinentes à área de ensino de ciências, educação ambiental e áreas afins.
e) Entrevistas
Divulgação de perfis que se destacam pela experiência no ensino e contribuição à docência e à pesquisa.
f) Memória
Publicação de traduções de textos clássicos da área de ensino de ciências, educação ambiental e áreas afins, com o direito autoral em domínio público ou com autorização do autor. As traduções devem ser comentadas ou com sugestões de uso em processo de ensino e aprendizagem.
Histórico do periódico
A revista Labore em Ensino de Ciências é um periódico quadrimestral, arbitrado, que tem como objetivo a edição e intercâmbio de trabalhos de investigação relacionados a processos de ensino/aprendizagem nas áreas de Ensino das Ciências, Educação Ambiental e Educação desde que diretamente relacionados com a prática docente. Publica artigos que resultem de trabalhos de investigação originais, relatos de experiências em sala de aula, resumos de Dissertações e Teses, artigos de divulgação científica, entrevistas, memórias e resenhas de lançamentos relevantes na área. Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês.