Clube de Ciências como estratégia para promoção da iniciação científica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Campus Jardim.

  • Joelma dos Santos Garcia Delgado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Campus Jardim.
Palavras-chave: Iniciação Científica, ensino básico, Feira Científica e Tecnológica.

Resumo

Atualmente, instituições de ensino precisam proporcionar espaços nos quais estudantes possam pensar, discutir, argumentar e formular opiniões em prol de mudanças positivas nesse contexto socioeconômico. Para tanto, uma das possíveis estratégias é o desenvolvimento do Clube de Ciências a fim de ampliar o tempo para realizar pesquisas e discussões de cunho científico pelos estudantes. Nesse sentido, o objetivo geral do presente projeto foi o de promover a aprendizagem por meio da iniciação científica, como prática pedagógica inerente à escola, proporcionando espaço e tempo por meio do Clube de Ciências do IFMS, Campus Jardim. O avanço na iniciação científica evidenciado pela experiência do Clube de Ciências no IFMS, Campus Jardim, é um indicador de sua eficácia, sugerindo que esse tipo de estratégia deva ser fomentada e ampliada na educação básica. 

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Publicado
2017-03-06