Clube de Ciências como estratégia para promoção da iniciação científica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Campus Jardim.
Resumo
Atualmente, instituições de ensino precisam proporcionar espaços nos quais estudantes possam pensar, discutir, argumentar e formular opiniões em prol de mudanças positivas nesse contexto socioeconômico. Para tanto, uma das possíveis estratégias é o desenvolvimento do Clube de Ciências a fim de ampliar o tempo para realizar pesquisas e discussões de cunho científico pelos estudantes. Nesse sentido, o objetivo geral do presente projeto foi o de promover a aprendizagem por meio da iniciação científica, como prática pedagógica inerente à escola, proporcionando espaço e tempo por meio do Clube de Ciências do IFMS, Campus Jardim. O avanço na iniciação científica evidenciado pela experiência do Clube de Ciências no IFMS, Campus Jardim, é um indicador de sua eficácia, sugerindo que esse tipo de estratégia deva ser fomentada e ampliada na educação básica.
Referências
ALVES, J. M.; PESSOA, W. R.; SGROTT, A.; SANTOS, J. K. R. dos; CONCEIÇÃO, L. C. S. Sentidos subjetivos relacionados com a motivação dos estudantes do Clube de Ciências da Ilha de Cotijuba. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v. 14, n. 03, p. 97-110, set-dez, 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epec/v14n3/1983-2117-epec-14-03-00097.pdf> . Acesso em 13 dez. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica Fenaceb. Brasília: SEF. 2006. 84 p.
CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; VILCHES, A.. A necessária renovação do Ensino das Ciências. 2ª Edição. São Paulo: Cortez, 2005. 264 p.
CARRASCOSA J.; GIL-PÉREZ, D.; VILCHES, A.; VALDÉS, P. Papel de La Actividad Experimental en la Educación Científica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 23, n. 2, p. 157-181, ago. 2006.
GARCIA, J. dos S.; MACHADO, V. de M.; DAHER, A. F. B. Formação inicial de professores de Ciências para a Educação Científica. In: VII Encontro Regional de Ensino de Biologia. 2015, Niterói. Anais… Niterói: UFF, 2015. p. 1-5.
IZQUIERDO, M.; SANMARTÍ, N.; ESPINET, M. Fundamentación y diseño de las prácticas escolares de Ciências Experimentales. Enseñanza de las Ciências, v. 17, n.1, p. 45-59, 1999.
MENDES, F. R. Iniciação científica: para jovens pesquisadores. 2ª Edição. Porto Alegre: Autonomia, 2013. 130 p.
OLIVEIRA, A. J. de; JUNIO, W. B.; SOARES, M. H. F. B.. Clube de Ciências: uma atividade lúdica para o Ensino de Conceitos Químicos. Revista Didática Sistêmica, v. 14, n. 2, p. 46-61, 2012.
OLIVEIRA, M. A. de. Alfabetização Científica no Clube de Ciências do Ensino Fundamental: uma questão de inscrição. Revista Ensaio. Belo Horizonte, v. 12, n. 02, p.11-26, mai-ago, 2010.
RIBEIRO, E. O. R.; BRABO, J. C.. Formação Continuada de Professores - Metodologia do Ensino de Ciências: Iniciação Científica na escola básica. Belém: EDUFPA, 2008. 104 p.
SANTOS, J. dos; CATÃO, R. K.. Estruturação e consolidação de Clubes de Ciências em escolas públicas do Litoral do Paraná. In: II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Out. 2010, Ponta Grossa. Anais… Ponta Grossa: SINECT, 2010. p. 1-14.
SOUZA, D. I. de; MÜLLER, D. M.; FRACASSI, M. A. T.; ROMEIRO, S. B. B.. Manual de orientações para projetos de pesquisa. Novo Hamburgo: FESLSVC, 2013. 55 p.
ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E.. Atividades Investigativas no Ensino de Ciências: Aspectos históricos e diferentes abordagens. Revista Ensaio, v. 13, n. 03, p. 67-80, set-dez 2011.
Autores que publicam nesta revista concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição a simultaneamente outro periódico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detendores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado,
- Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores das revistas envolvidas e aos eventuais autores plagiados.