CRENÇAS SOBRE CONCEITO DE VERDADE: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

  • João Alfaya dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Bruno dos Santos Simões Universidade Federal da Fronteira Sul - Curso de Licenciatura em Física, Campus Realeza. Apoio parcial do CNPq Brasil.
Palavras-chave: Verdade, relativismo, Educação em Ciências

Resumo

O conceito de verdade não é científico, mas sim filosófico. Apesar de ser foco de discussões na Filosofia há muito tempo, não há um consenso sobre o que é necessário para entender ou mesmo legitimar um fato como verdadeiro. Aqui foram indicados alguns possíveis critérios para a validar se uma afirmação é verdadeira ou não. Inicialmente será discutido sobre possíveis compreensões do conceito de verdade; em seguida sobre a relação estreita entre o conceito e as crenças dos indivíduos, pois tal qual o conhecimento, nossas crenças não são imparciais, são construções sociais e que podem mudar de acordo com o contexto em que estamos inseridos. Por fim, apontaremos a importância dessa discussão no âmbito da Educação em Ciências, indicando a temporalidade do conhecimento e a importância dessa discussão na compreensão do processo de legitimação da ciência.

Biografia do Autor

João Alfaya dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação Científica e Tecnológica e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Bruno dos Santos Simões, Universidade Federal da Fronteira Sul - Curso de Licenciatura em Física, Campus Realeza. Apoio parcial do CNPq Brasil.
Licenciado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestre e Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado
2017-12-06