ABORDAGEM DO TEMA PLÁSTICOS PARA O ENSINO DO CONTEÚDO DE POLÍMEROS SOB A PERSPECTIVA CTS: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA

  • Wélica Patrícia Souza de Freitas Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sinara München Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vivian dos Santos Calixto Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: CTS, plásticos, polímeros

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa que investigou a abordagem de uma sequência didática desenvolvida em sala de aula, com alunos do período noturno do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola pública na cidade de Dourados-MS e visou investigar as implicações da abordagem do tema plásticos para o ensino do conteúdo de polímeros sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A pesquisa tem um caráter qualitativo e a sequência didática desenvolvida foi orientada pelos Três Momentos Pedagógicos (3MP). A metodologia de análise das informações esteve ancorada na Análise Textual Discursiva (ATD). Apresentaremos neste artigo o metatexto pertencente à categoria intitulada “Plásticos, polímeros, sociedade, ambiente e degradação: relações com a estrutura química”. Diante das análises realizadas, notou-se a necessidade de possibilitar a inter-relação entre conhecimentos científicos e cotidianos aos educandos, promovendo reflexões, que possibilite alcançar o objetivo de formar cidadãos críticos capazes de tomar decisões em questões que envolvam responsabilidade social.
Publicado
2017-09-27