REFLEXÕES SOBRE UM PROCESSO COLABORATIVO ASSOCIADO A ABORDAGEM DE GRAVITAÇÃO

  • Alanah Garcia da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – INFI – UFMS - Mestrado Profissional
  • Carla Riquelme Gomes Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Sequência didática, gravitação universal, fases da lua, eclipse, estações do ano

Resumo

O trabalho apresenta uma reflexão sobre uma atividade associada a abordagem de gravitação universal, desenvolvidas em turmas do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública e elaborada num processo colaborativo por membros do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – subprojeto do curso de licenciatura em Física da Universidade do Mato Grosso do Sul e colaboradores. As atividades desenvolvidas coletivamente têm como objetivo contribuir para a formação de um professor-reflexivo, que investigar sua prática em sala de aula, refletindo sobre suas ações desde o planejamento até a avaliação dos resultados obtidos com os alunos, assumindo o papel de professor-pesquisador. A sequência didática sobre gravitação possui aulas com enfoque histórico, tecnológico e experimental, foi elaborada pelos acadêmicos num processo de discussões e reflexões com os professores colaboradores. Cada membro do grupo registrou, num diário de bordo, suas reflexões sobre as etapas do processo colaborativo, apontando pontos positivos e negativos por eles evidenciados. Os resultados da análise dos relatos sinalizam que os professores ao ajudarem os acadêmicos na preparação das atividades vivenciavam uma formação continuada. As atividades desenvolvidas a partir de resultados de pesquisas na área de ensino, promoveu uma aproximação entre teoria e prática e a inserção dos acadêmicos no ambiente escolar propiciou a vivência da teoria abordada na universidade na prática de sala de aula.