Um estudo da influência de ferramentas tecnológigas nas representações mentais de conceitos físicos

  • Róger Meireles Dück Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Física/discente do Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências
Palavras-chave: análise de movimentos, representação metal, tecnologias no ensino de física

Resumo

A utilização de tecnologias no ensino de física tem se mostrado crescente quanto ao seu uso, porém a pesquisa voltada na verificação dos resultados dessa tecnologia no ensino de física, em especial, ainda é escassa. Neste trabalho elaboramos uma sequência didática, pautada no referencial teórico da Aprendizagem Significativa, para comparar os modelos mentais utilizados pelos alunos para descrever trajetórias de corpos em movimentos. O objetivo geral da pesquisa era verificar a contribuição de ferramentas tecnológicas no desenvolvimento de representações mentais relativas ao movimento dos corpos e se seu emprego favorece a aprendizagem significativa dos conceitos relacionados. Para isso utilizamos como ferramenta o software Tracker, o qual permite traçar trajetória de corpos utilizando vídeos de situações reais de movimento. A comparação permitiu fazermos uma análise da possível mudança de modelo mental através da influência do software. Os dados que foram coletados nos testes mostram que o software influenciou de maneira significativa na representação das trajetórias feitas pelos alunos. Através dos dados analisados o software Tracker teve uma influência positiva sobre o modelo mental dos alunos. Dizer que a influência é positiva significa aqui que o modelo se tornou mais próximo do que é aceito cientificamente como o correto para a representação de trajetória.

Referências

BEZERRA, A. G. (2012). videoanálise com o software livre tracker no laboratório didático de física: movimento parabólico e segunda lei de newton.

MOREIRA, M. A. (1996). Modelos Mentais.

MOREIRA, M. A., & MASINI, E. F. (1982). Aprendizagem Significativa - Teoria de David Ausubel.

OLIVEIRA, L. P. Vídeo-análise no ensino de física: experiências com o software tracker.

OSTERMANN, F. (2006). Desenvolvimento de um Software para o Ensinod de Fundamentos da Física Quântica.

ROSA, P. R. (1995). O Uso de Computadores no Ensino de Física. Parte 1: Potencialidades e Uso Real.

SANTOS, A. V.; SANTOS, S. R. & FRAGA, L. M. (2002). Sistema de realidade Virtual para Simulação e Visualização de Cargas Pontuais Discretas e Seu Campo Elétrico.

SANTOS, G., OTERO, M. R., & FANARO, M. d. (2000). ¿CÓMO USAR SOFTWARE DE SIMULACIÓN EN CLASES.

VEIT, E. A. & TEODORO, V. D. (2005). Por que e como introduzir a aquizição automática de dados no Laboratório Didático de Física.

YAMAMOTO, I., & BARBETA, V. B. (2001). Simulação de Experiência Como Ferramenta de Demonstração Virtual em Aulas de Teoria de Física