Memória e História: Os Pescadores Coxinenses e suas trajetórias de vida cotidianas

  • Silvana Aparecida da Silva Zanchett UFMS - CPCX
Palavras-chave: Pescador-profissional, Pantanal, Memórias

Resumo

O presente artigo aborda uma análise sobre as memórias representivas sócio-histórico-cultural das trajetórias de vida dos pescadores profissionais do município de Coxim-MS. Problematizando aspectos de suas vivências e significações construídas no exercício da profissão, ou seja, os embates cotidianos que cada sujeito experiencia, em sua história de vida individual e coletiva, com seus valores e particularidades. Entre eles está a inserção na pesca, marcada por memórias da riqueza e da abundância de peixes, apresentada por muitos, e as identificações com o ofício.  A cidade de Coxim, localizada na região pantaneira emerge um imaginário local rico e variado, de riquezas e embates, sendo assim há um discurso apropriado por estes trabalhadores que justificam sua própria existência. 

 

Biografia do Autor

Silvana Aparecida da Silva Zanchett, UFMS - CPCX

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007) e mestrado em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (20013). Atualmente professora Substituta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no Campus de Coxim/MS. Pesquisadora do Grupo de Estudos LEGHI (Laboratório de Estudos de Gênero, História e Interculturalidade), vinculado ao Programa de pós-graduação em História pela univesidade Federal da Grande Dourados. Membro Editorial  da Revista Monções do Curso de História do Campus de Coxim/MS.  

Referências

CARDOSO, Heloísa Helena Pacheco. Memórias de um trauma: O Massacre da GEB. (Brasília – 1959). In: Muitas Memórias, Outras Histórias. São Paulo: Editora Olho’Àgua, 2000.

DOSSE, Francois. A história (trad.) Bauru, EDUSC. 2007.

GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Edunicamp, 1992.

NORA, Pierre. O acontecimento e o historiador do presente. In: LE GOFF, Jacques (orgs.) A nova história. Lisboa: edições 70, 1992.

NORA, Pierre. O acontecimento e o historiador do presente. In: LE GOFF, Jacques (orgs.) A nova história. Lisboa: edições 70, 1992.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Revista do programa do estudo pós-graduado em história e do departamento de história da PUC – SP. São Paulo: EDUC, Fev/1997.

RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Edunicamp, 2007.

THOMPSON, Edward Palmer. A Formação da Classe Operária Inglesa: A Árvore da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1987.

THOMPSON, Paul. A Voz do Passado: História Oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Publicado
2015-03-06
Seção
MEMÓRIA E HISTÓRIA: POSSIBILIDADES DE INVESTIGAÇÃO