Produções acadêmicas sobre o Ensino do Sistema de Numeração Decimal O Estado da Arte

  • Danielle Cenci Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Maria Luiza Rheingantz Becker Departamento de Ensino e Currículo - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Luiz Fernando Mackedanz Instituto de Matemática, Estatística e Física - Universidade Federal do Rio Grande
Palavras-chave: Educação Matemática, Sistema de Numeração Decimal, Formação Docente.

Resumo

Este artigo apresenta um levantamento de pesquisas realizadas nos últimos sete anos com o objetivo de verificar qual o debate acadêmico que existe atualmente no país sobre a formação de professores, cujas intervenções estão voltadas para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. Para esse fim, investigamos as produções acadêmicas em cinco repositórios: na biblioteca virtual SciELO (Scientific Eletronic Library Online), no Portal de Periódicos da Capes, no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e ainda, fizemos uma busca nos anais das últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM); e a partir deste delineamento foram selecionadas vinte e nove consideradas relevantes para este estudo. Partimos da premissa de que essa abordagem é pré-requisito para quem deseja investigar como são realizadas as intervenções docentes neste ensino. Concluímos, pontuando a inexistência de pesquisas que investiguem como são as intervenções pedagógicas realizadas em sala de aula referentes ao ensino da Matemática nos iniciais do Ensino Fundamental. Por fim, almejamos que este trabalho possa servir como incentivo e referência a futuras pesquisas sobre este tema.  

Biografia do Autor

Danielle Cenci, Universidade Federal do Rio Grande/FURG
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Ciências Exatas (licenciatura com habilitação plena em Matemática, Química e Física) pelo Centro Universitário UNIVATES. Especialista em Informática na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), como bolsista CNPq, abordando o eixo temático: Avaliação no Ensino da Matemática; com enfoque teórico naEpistemologia Genética
Maria Luiza Rheingantz Becker, Departamento de Ensino e Currículo - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutora em Educação
Luiz Fernando Mackedanz, Instituto de Matemática, Estatística e Física - Universidade Federal do Rio Grande
Doutor em Física

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Publicado
2015-12-24
Edição
Seção
Artigos