Efeito da sazonalidade em área de ecótono Cerrado e Pantanal na abundância de insetos
Resumo
Embora os biomas Cerrado e Pantanal representem regiões com alta biodiversidade, o conhecimento relacionado as comunidades de insetos nesses biomas e na área de transição são escassos. O objetivo deste estudo foi observar em uma área de ecótono entre os biomas Cerrado e Pantanal no munícipio de Aquidauna-MS, a abundância das ordens de insetos coletadas no solo e o efeito da sazonalidade na abundância dos insetos. As coletas ocorreram nas estações seca e chuvosa. Para a coleta dos insetos, mensalmente foram instaladas armadilhas de queda. Foram coletados 7235 insetos, sendo 2318 na estação seca e 4917 na estação chuvosa. As ordens mais abundantes foram Hymenoptera e Coleoptera. No presente estudo foi observado que a abundância de insetos em área de ecótono Cerrado Pantanal tem um padrão sazonal, com maior abundância de insetos na estação chuvosa.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).