Efeito da sazonalidade em área de ecótono Cerrado e Pantanal na abundância de insetos

  • Bruna Barba Algarve Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Aquidauana.
  • Fabiana De Abreu Dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campus de Aquidauana.
  • Luciane Gomes Freire
  • Silvia Thais Pereira de Melo
  • Tatiane do Nascimento Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.

Resumo

Embora os biomas Cerrado e Pantanal representem regiões com alta biodiversidade, o conhecimento relacionado as comunidades de insetos nesses biomas e na área de transição são escassos. O objetivo deste estudo foi observar em uma área de ecótono entre os biomas Cerrado e Pantanal no munícipio de Aquidauna-MS, a abundância das ordens de insetos coletadas no solo e o efeito da sazonalidade na abundância dos insetos. As coletas ocorreram nas estações seca e chuvosa. Para a coleta dos insetos, mensalmente foram instaladas armadilhas de queda. Foram coletados 7235 insetos, sendo 2318 na estação seca e 4917 na estação chuvosa. As ordens mais abundantes foram Hymenoptera e Coleoptera. No presente estudo foi observado que a abundância de insetos em área de ecótono Cerrado Pantanal tem um padrão sazonal, com maior abundância de insetos na estação chuvosa.

Biografia do Autor

Tatiane do Nascimento Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.
Formada em Biologia, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Mestrado e Doutorado em Ecologia e COnservação. Atua nas áreas de Ecologia Aplicada e Práticas em Ecologia voltadas para o Ciências e Biologia.
Publicado
2020-11-12