A construção dos saberes culturais das crianças de Mato Grosso do Sul
THE CONSTRUCTION OF CULTURAL KNOWLEDGE OF CHILDREN IN MATO GROSSO DO SUL
Resumo
O texto aborda os saberes locais sul-mato-grossenses e a literatura infantil, cujo intento central é trazer às crianças em idade de alfabetização o reconhecimento e identificação com a cultura local e o encantamento pelo aprender a ler. O objetivo é iniciar uma discussão sobre a importância das literaturas regionais sul-mato-grossenses e como estas contribuem para o processo de alfabetização e letramento das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de um relato de experiência fundamentada na produção da Coletânea MS Alfabetiza.
Publicado
2022-12-23
Seção
Relato de experiência
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).