Ecoturismo e Qualidade de Vida na Maturidade: receita para longevidade dos extensionistas na UMA/UEMS
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar de que maneira o ecoturismo pode contribuir para a promoção da qualidade de vida na terceira idade, com foco específico nos extensionistas da Universidade da Maturidade (UMA/UEMS), em Campo Grande (MS). A pesquisa adotou como metodologia o estudo de caso com abordagem quali-quantitativa, de natureza empírica e bibliográfica. Os resultados apontaram que o ecoturismo impacta positivamente aspectos físicos, emocionais e sociais da população idosa, fortalecendo vínculos afetivos, promovendo bem-estar. Apesar do reconhecimento de barreiras estruturais, culturais e econômicas por parte dos próprios participantes, o estudo evidencia o potencial do ecoturismo como prática inclusiva e promotora de saúde, lazer e cidadania para pessoas na maturidade. Conclui-se que, com planejamento adequado e iniciativas como a da UMA, é possível ampliar o acesso de idosos a experiências ecoturísticas significativas, proporcionando longevidade e qualidade de vida.
Copyright (c) 2025 Luiza Pasqualotto de Oliveira, Djanires Lageano Neto de Jesus, Neila Barbosa Osório, Marcos Vinicius Campelo Junior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).