O fazer docente no contexto da pandemia covid-19 na rede municipal de ensino Costa Rica – MS: uma experiência interdisciplinar
Abstract
O processo de ensino e aprendizagem em plataformas online são horizontes que vêm sendo permanentemente perseguidos no contexto da COVID19. Este artigo traz uma análise de experiência interdisciplinar na atual conjuntura, realizada com 10 professores e 343 estudantes do Ensino Fundamental II, turmas do 6° ao 9° ano, turno matutino e vespertino, na escola municipal Prof. Adenocre Alexandre de Morais no Município de Costa Rica - MS. Buscou fomentar a mobilização dos saberes e práticas interdisciplinares em aula síncrona, promovendo estratégias e ações que empreenderam orientação e construção do conhecimento na conjuntura da pandemia. O estudo pautou-se na interdisciplinaridade, metodologia ativa e análise qualitativa. Os resultados apontam que o aluno atuou como protagonista da sua aprendizagem, fazendo descobertas e o professor orientador desse processo. O esforço coletivo, colaborativo estimulou a comunicação entre todos os atores sociais envolvidos juntando equalizadamente conhecimentos individuais, ideias, experiências fortalecendo e preparando o grupo de profissionais.
Palavras-chave: Ensino, Interdisciplinar e Docentes.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).