Etnoecologia para a Gestão Sustentável de Recursos Naturais: Uma Análise Crítica de Desafios e Oportunidades
ETHNOECOLOGY FOR THE SUSTAINABLE MANAGEMENT OF NATURAL RESOURCES: A CRITICAL ANALYSIS OF CHALLENGES AND OPPORTUNITIES
Abstract
O aumento das temperaturas, evidenciado pelo IPCC em 2019, intensifica eventos climáticos extremos como secas, inundações e ondas de calor, a perda de biodiversidade, estimada pela ONU em 2022, são consequências atribuídas às ações humanas, incluindo industrialização, poluição e desmatamento. A etnoecologia é uma perspectiva valiosa para compreender os ecossistemas, integrando conhecimentos ancestrais das comunidades locais, aliado com a educação ambiental, baseada na visão de Paulo Freire, para conscientização e engajamento da sociedade na proteção ambiental. Autores relevantes destacam a importância desses saberes na preservação ambiental e justiça social. Ao integrar o conhecimento ancestral na educação ambiental, é viável expandir e aprofundar o entendimento sobre a natureza, incluindo dimensões socioculturais e ecológicas frequentemente negligenciadas pelas abordagens científicas tradicionais. A pesquisa propõe analisar os benefícios, desafios e oportunidades da integração do conhecimento étnico na educação ambiental, apresentando experiências exitosas e projetos inovadores que valorizam e incorporam os saberes tradicionais em ações efetivas.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).