Transformações no espaço urbano de Ribas do Rio Pardo a partir da instalação da Suzano em 2021
URBAN SPACE TRANSFORMATIONS IN RIBAS DO RIO PARDO FOLLOWING THE ESTABLISHMENT OF SUZANO IN 2021
Resumen
Este trabalho analisa as primeiras transformações no espaço urbano de Ribas do Rio Pardo/MS com a inserção da Suzano Papel e Celulose no município em 2021. Utilizando procedimentos metodológicos baseados em revisões bibliográficas, trabalho de campo e análise de dados primários e secundários, buscamos compreender as dinâmicas atuais na estrutura urbana do município. Constatou-se que as mudanças econômicas e demográficas trazidas pela instalação da indústria têm transformado significativamente a cidade. O surgimento de novos comércios, hotéis, pousadas e loteamentos voltados para a classe trabalhadora são exemplos desse processo de industrialização. A aliança entre capital e Estado, visível nesse contexto, tem impulsionado essas mudanças urbanas, destacando-se pela rápida transformação da cidade em apenas três anos. Assim, o estudo evidencia como a chegada de um grande empreendimento fabril, projetado para ser o maior de seu segmento, está impactando a organização do espaço urbano e alterando profundamente a realidade local.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).