Organização espacial do distrito de Piraputanga - Aquidauana/MS: ciclos de desenvolvimento entre 1867 e 2019
Resumen
Ao longo do tempo ocorreram eventos e fenômenos que modificaram o espaço geográfico e acabaram resultando naquilo que se pode observar no mundo atual, inclusive com a sobreposição desses elementos em momentos distintos. Neste contexto, este trabalho buscou identificar os principais aspectos histórico-culturais que contribuíram na organização espacial do Distrito de Piraputanga, Aquidauana/MS, bem como, verificar o papel de seus agentes, evidenciando o atual potencial socioeconômico do território. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental nos arquivos do Museu de Arte Pantaneira, bem como entrevistas com antigos moradores. Com isso, identificou-se no período analisado três ciclos de desenvolvimento do Distrito: o primeiro, no início do século XX, ligado a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil; o segundo, a partir de 1930, com a descoberta de diamantes na região, o que favoreceu o povoamento do Distrito, atraindo um grande número de garimpeiros, oriundos sobretudo da Bahia; e o terceiro, a partir de 2019, com a inauguração da pavimentação asfáltica da Área de Proteção Ambiental - Estrada Parque Piraputanga. Assim, espera-se que o trabalho contribua para os registros históricos da área em estudo, possibilitando sua utilização nas atividades de turismo que possam se efetivar nesse último ciclo.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).