Qualidade das águas superficiais em pequenas bacias hidrográficas da Costa Leste do Estado do Mato Grosso do Sul

SURFACE WATERS QUALITY ON SMALL HYDROGRAPHIC BASINS OF THE EAST COAST OF THE MATO GROSSO DO SUL STATE

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as concentrações de ferro total em três bacias hidrográficas na costa leste do estado do Mato grosso do Sul, assentadas em sua maior parte, em arenitos do Grupo Bauru, recobertas por Argissolos e Latossolos, e sua influência nos parâmetros físico-químicos de suas águas superficiais. Foram efetuadas amostragens em vinte e três pontos, nas três bacias, no período seco de abril a setembro (outono e inverno) de 2019, utilizando-se dos equipamentos: Horiba U50 e DR 2800. E os parâmetros complementares: cor, turbidez, sólidos totais dissolvidos e em suspensão, oxigênio dissolvido, pH, condutividade elétrica e potencial redox. Os dados obtidos foram comparados com as classes de limitações de usos da água, conforme valores máximos permitidos, estabelecidos pelas resoluções 357/2005 e 430/2011 do CONAMA. Os resultados demonstraram que as concentrações de ferro nas três bacias hidrográficas estiveram acima do valor máximo estipulado pela resolução 357/2005, tendo as águas da bacia do Ribeirão das Cruzes, as maiores concentrações.

Palavras-chave: Concentração de Ferro. Bacias Hidrográficas. Qualidade da água. Enquadramento CONAMA. Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Ana Carolina Fontanetti Pinto, UFMS/ Campus de Três Lagoas, mestranda do Programa de Pós-graduação em Geografia

Graduada em Engenharia Ambiental pela FCT UNESP de Presidente Prudente (2021). Mestranda no Programa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Três Lagoas, bolsista CAPES, veiculada no laboratório e diretório de pesquisa Diretrizes de Gestão Ambiental com o Uso de Geotecnologias. Atua na área de Gerenciamento e Manejo de Resíduos Sólidos e de Planejamento e Análise Ambiental.

André Luiz Pinto, Docente UFMS/ Campus de Três Lagoas

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), mestrado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor aposentado, titular senior da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no campus de Três Lagoas, atua no Programa de Pós-graduação em Geografia. Tem experiência na área de Geociências/Geografia Física/Hidrogeografia, com ênfase em Hidrogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão ambiental, saneamento ambiental, qualidade das águas, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos.É parecerista de diversas revistas e de instituições de fomento a pesquisa e pós-graduação

Víncler Fernandes Ribeiro de Oliveira, Doutorando em Geografia, UFMS/ Campus de Três Lagoas

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2013). Doutorando (2019) do Programa de Pós Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul UFMS- Três Lagoas /MS. Membro do grupo de pesquisa Geotecnologias e Modelagem Ambiental (GEOTEMA) e membro do Laboratório de Sensoriamento Remoto (La-Ser). É bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e atua cientificamente na produção dos principais temas: meio ambiente, bacias hidrográficas, uso e cobertura da terra, fragilidade ambiental, geoprocessamento, além de ter experiência operacional com diferentes Sistemas de Informações Geográficas (SIGs).

Publicado
2023-05-10