Cartografia de Paisagem do baixo curso da Bacia Hidrográfica do Arroio Guaçu (Paraná - Brasil)
LANDSCAPE CARTOGRAPHY OF THE ARROIO GUAÇU WATERSHED (PARANÁ - BRAZIL)
Resumen
Este artigo visa reconhecer as unidades de paisagem no baixo curso da Bacia Hidrográfica Arroio Guaçu (BHAG), Paraná, Brasil, com foco nas áreas compartimentadas de baixa altitude. Utilizando uma abordagem sistêmica, integram-se várias múltiplas variáveis para compreender a estrutura e a dinâmica das unidades de paisagem da BHAG. A metodologia se baseia nos princípios teóricos, metodológicos e técnicos da Cartografia de Paisagens. Por meio de geoprocessamento e trabalho de campo, foram analisados dados físico-geográficos e sociais, resultando na identificação de 132 unidades de paisagens transformadas. Priorizou-se a análise de 18 unidades de paisagens do baixo curso, indicando características morfométricas expressivamente diferenciadas do restante da bacia. Essas paisagens têm declividades que variam de 5% a 30%, solos com uma associação de Neossolos, Chernossolos e Nitossolos, em área de Floresta Estacional Semidecidual Submontana, expressivamente degradada. Indica-se que ações de planejamento, gestão e manejo da bacia deve atender as particularidades das paisagens identificadas.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).