Contribuições do Ensino de Biologia Para a Crise Ambiental no Antropoceno: Um Olhar Para o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul
CONTRIBUTIONS OF BIOLOGY TEACHING TO THE ENVIRONMENTAL CRISIS IN THE ANTHROPOCENE: OBSERVATIONS ON THE CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO DO SUL
Resumen
O desafio ambiental que enfrentamos é o resultado da falta de controle das atividades que causam danos à natureza. Essas ações têm promovido um impacto devastador na biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas, acelerando os efeitos das mudanças climáticas. Neste contexto, temos como objetivo avaliar como a questão ambiental está sendo abordada no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul na componente curricular Biologia. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório, que utiliza a pesquisa documental como técnica de coleta de dados. Os resultados mostraram que as habilidades do currículo estão ligadas aos temas: Desenvolvimento sustentável; Preservação da vida; Impactos da intervenção humana; Soluções para as demandas humanas; Condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas; Interpretação dos dados de divulgação científica. Esses resultados demonstram que as aulas de Biologia apresentam a possibilidade de grande contribuição para tratar os temas relacionados a crise ambiental no Antropoceno.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).