Contribuições do Ensino de Biologia Para a Crise Ambiental no Antropoceno: Um Olhar Para o Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul

CONTRIBUTIONS OF BIOLOGY TEACHING TO THE ENVIRONMENTAL CRISIS IN THE ANTHROPOCENE: OBSERVATIONS ON THE CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DE MATO GROSSO DO SUL

  • Lucas Felipe Leite de Oliveira Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Tatiane do Nascimento Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana https://orcid.org/0000-0002-0656-1170
  • Tatiane Lima

Resumen

O desafio ambiental que enfrentamos é o resultado da falta de controle das atividades que causam danos à natureza. Essas ações têm promovido um impacto devastador na biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas, acelerando os efeitos das mudanças climáticas. Neste contexto, temos como objetivo avaliar como a questão ambiental está sendo abordada no Currículo de Referência de Mato Grosso do Sul na componente curricular Biologia. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório, que utiliza a pesquisa documental como técnica de coleta de dados. Os resultados mostraram que as habilidades do currículo estão ligadas aos temas: Desenvolvimento sustentável; Preservação da vida; Impactos da intervenção humana; Soluções para as demandas humanas; Condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas; Interpretação dos dados de divulgação científica. Esses resultados demonstram que as aulas de Biologia apresentam a possibilidade de grande contribuição para tratar os temas relacionados a crise ambiental no Antropoceno.   

Publicado
2024-10-28