Dinâmica de antropização nas Unidade de Paisagem em uma microbacia hidrográfica do semiárido brasileiro
ANTHROPIZATION DYNAMICS IN LANDSCAPE UNIT IN A HYDROGRAPHIC MICROBASIN IN THE BRAZILIAN SEMI-ARID REGION
Resumen
O objetivo deste estudo é analisar como a dinâmica de uso e cobertura das terras, da microbacia hidrográfica Doce de Leite, produz diferentes níveis de antropização em suas paisagens. As unidades de paisagem foram mapeadas a partir das características do relevo local e o mapeamento de uso e cobertura das terras foram empregadas imagens de Drone. Para aferição dos diferentes graus de antropização foi aplicado o Índice de Transformação Antrópica (ITA). O maior valor do ITA, está na Unidade de Paisagem I (6,02) com grau de transformação antrópica alto, visto que, há grandes áreas com solo exposto e, destinados para agricultura de vazante e pastagem. Na Unidade de Paisagem II o ITA foi de 3,89 (grau de transformação baixo) devido restrita presença de atividades agrícolas reduzidas pela declividade do terreno. A Unidade de Paisagem III, apesar de estar sobre topos planos, os distanciamentos das fontes hídricas reduziram as práticas agrícolas. O ITA para esta unidade foi de 3,06 (grau de transformação baixo). A presença de água acumulada no período chuvoso, impulsiona diferentes dinâmicas no uso das terras das três unidades e, interfere nos diferentes níveis de antropização.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).