Áreas úmidas da borda sudeste do Pantanal sul mato-grossense: geomorfologia do rio Taboco e o seu ambiente lacustre
WET AREAS OF THE SE EDGE OF THE PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE: GEOMORPHOLOGY OF THE TABOCO RIVER AND ITS LAKE ENVIRONMENT
Resumen
Na borda SE do Pantanal Sul-Matogrossense, o Rio Taboco corre no sentido inverso da inclinação da estratificação do embasamento Paleozóico, percorrendo 250 km até à sua confluência com o Rio Negro. Sua bacia de drenagem está inserida em um grande anfiteatro de erosão no Planalto de Maracaju-Campo Grande. O Rio Taboco apresenta significativa acumulação sedimentar na borda SE do Pantanal Sul-Matogrossense, construindo-se um megaleque aluvial, com padrão distributário das correntes aquosas. Este trabalho tem por objetivo caracterizar geomorfológicamente o megaleque do Taboco e o lago associado a esse. Para isso, valeu-se de investigações geomorfológicas com base na interpretação de imagens de satélite e campo, e caracterização da cobertura vegetal. O Rio Taboco, ao entrar na bacia sedimentar, apresenta padrão meandrante, em vale fracamente entrincheirado de pequeno porte, circundado por paleolagoas salobres ou de água doce. Na porção distal do megaleque, aos 100 m de altitude, tem sido monitorizado um lago perene com 3-4 m de profundidade, 15 km de largura e 35 km de comprimento com variação em função da sazonalidade anual. Os cursos de água perenes alimentadores do lago são constituídos pelos sistemas Taboco, Pirainha e parcialmente pelos paleocanais do Megaleque do Aquidauana.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).