Expansão da área urbana da cidade de Aquidauana/MS

1966 a 2018

  • Alfredo Aguirre da Paixão
  • Lidiane Perbelin Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados
  • Paulo Roberto Joia Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Aquidauana

Resumo

A cidade de Aquidauana historicamente sofreu processos de avanço e estagnação de sua malha urbana alterando sua dinâmica social, suas relações econômicas e ambientais. Este trabalho tem por objetivo analisar a expansão da área urbana da cidade de Aquidauana-MS e demonstrar as políticas vigentes no planejamento da expansão da cidade no período de 1966 a 2018. Fez necessário o levantamento bibliográfico, a extração de dados estatísticos do Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de dados cartográficos das cartas topográficas, cartas imagens de radar e imagens de satélites Landsat-5 e Landsat-8, processadas nos softwares SPRING 5.0.6 e Qgis 3.4.2. Conclui-se que a cidade de Aquidauana teve a sua zona de expansão conservado ao longo do período estudado, no entanto, constatou-se o adensamento habitacional nas áreas mais periféricas.

Biografia do Autor

Alfredo Aguirre da Paixão

Mestre em Geografia (2015-2017) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana. Graduado em Geografia/Licenciatura pela mesma instituição (2011-2014). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, Geografia da Saúde, e Desenvolvimento Regional.

Lidiane Perbelin Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados

Acadêmica do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Pesquisadora do Laboratório de Geografia Física da UFGD (www.lgf.ggf.br). Possui Mestrado em Geografia (2017-2019) e Graduação em Geografia/Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus de Aquidauana (2012-2016).

Paulo Roberto Joia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus de Aquidauana

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: transportes, desenvolvimento regional, turismo, resíduos sólidos e arranjo produtivo local.

Publicado
2020-11-12