Abordagem sistêmica e os estudos da paisagem
Resumo
O presente trabalho trás uma discussão teórica sobre a abordagem sistêmica, desde a criação da Teoria Geral dos Sistemas proposta por Ludwig Von Bertalanffy (1969), identificando as características teóricas, a respeito da função e estrutura dos sistemas, passando pelo conceito de Geossistemas de Sotchava (1977), e da aplicabilidade no estudo de paisagem realizado por Bertrand (1977). E, por ser uma revisão teórica, não se aplica a realização de materiais e métodos. Este estudo faz parte da dissertação de mestrado em Geografia do primeiro autor, o que possibilita uma discussão teórica a respeito da análise da paisagem através de uma abordagem sistêmica. Nota-se, portanto, que a abordagem sistêmica e integrada é importante na análise da paisagem visto que ela busca compreender o todo, bem como seus elementos, através de uma visão holística, de maneira que abarque a totalidade dos fenômenos, visto que uma análise isolada dos elementos pode não dar respostas satisfatórias aos problemas.
Palavras-chave: Teoria Geral dos Sistemas; Geossistemas; Paisagem.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).