Educação Ambiental: concepções e práticas na Associação Pestalozzi de Aquidauana/MS
Abstract
A Educação Ambiental é uma ação importante na construção de valores sociais voltados para a conservação do meio e consequentemente melhoria da qualidade de vida. Com o propósito de investigar se a Educação Ambiental é abordada na educação especial, o presente trabalho objetivou investigar as concepções e práticas dos professores da Associação Pestalozzi de Aquidauana. Para isso, professores responderam a um questionário. Também foi realizada análise documental do Projeto Político Pedagógico da Associação. Os dados foram analisados a partir das categorias de concepções estabelecidas por Fernandes, Cunha e Marçal Junior; e das correntes de educação ambiental descritas por Lucie Sauvé. Os resultados demonstraram que embora haja relatos de atividades voltadas à Educação Ambiental, essas são comuns e tradicionais (por exemplo, reutilização de materiais na confecção de artesanatos). Não há relatos de práticas inovadoras que possibilitem à educação ambiental atuar como mediadora para a inclusão social dos alunos.
Palavras-chave: educação especial, meio ambiente, socioambiental.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).