Educação Ambiental: concepções e práticas na Associação Pestalozzi de Aquidauana/MS

  • Érica Albuquerque Zauricio
  • Tatiane do Nascimento Lima

Abstract

A Educação Ambiental é uma ação importante na construção de valores sociais voltados para a conservação do meio e consequentemente melhoria da qualidade de vida. Com o propósito de investigar se a Educação Ambiental é abordada na educação especial, o presente trabalho objetivou investigar as concepções e práticas dos professores da Associação Pestalozzi de Aquidauana. Para isso, professores responderam a um questionário. Também foi realizada análise documental do Projeto Político Pedagógico da Associação. Os dados foram analisados a partir das categorias de concepções estabelecidas por Fernandes, Cunha e Marçal Junior; e das correntes de educação ambiental descritas por Lucie Sauvé. Os resultados demonstraram que embora haja relatos de atividades voltadas à Educação Ambiental, essas são comuns e tradicionais (por exemplo, reutilização de materiais na confecção de artesanatos). Não há relatos de práticas inovadoras que possibilitem à educação ambiental atuar como mediadora para a inclusão social dos alunos.
Palavras-chave: educação especial, meio ambiente, socioambiental.

Published
2021-08-09