O O componente curricular de Geografia e a implementação do novo ensino médio: um estudo a partir da Escola Estadual Cândido Mariano, em Aquidauana / MS
THE ACADEMIC COMPONENT OF GEOGRAPHY AND THE IMPLEMENTATION OF THE NEW HIGH SCHOOL CURRICULUM: A STUDY FROM CÂNDIDO MARIANO STATE SCHOOL IN AQUIDAUANA / MS
Resumo
O objetivo geral do presente artigo visou detectar as mudanças, perspectivas e desafios da Implementação do Novo Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), questionando as nuances ocultas dessa política reformista, sobretudo mediante os currículos escolares. Para isto afunilou-se a discussão de modo a produzir referencial teórico acerca do ensino de Geografia na contemporaneidade e de sua atual configuração como componente curricular. Vale ressaltar que esta reforma recebe influências de políticas neoliberais cujo propósito é adaptar o sistema educacional brasileiro para atender direta e indiretamente as necessidades do mercado. Neste trabalho o enfoque direciona-se às consequências observadas na caracterização do atual ensino de Geografia e sua atuação na formação crítico-reflexiva do aluno, permitindo assim o enfraquecimento da educação básica e da emancipação intelectual. Para isto, priorizou como recorte espacial a Escola Estadual Cândido Mariano em Aquidauana/MS, recorrendo às pesquisas bibliográficas e procedimentos metodológicos que possibilitaram as discussões teóricas que irão se suceder.
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