Educar para a cidadania: reflexões sobre o papel do professor de geografia
EDUCAR PARA LA CIUDADANÍA: REFLEXIONES SOBRE EL PAPEL DEL PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Resumo
Esta nova fase do capitalismo é caracterizada por antigas e renovadas formas de espoliação que se estabelecem e acarretam a supressão e cerceamento de direitos sociais, econômicos e políticos adquiridos, ampliando as desigualdades socioeconômicas existentes. Assim, o debate sobre a condição e o exercício da cidadania é fundamental e implica no entendimento de princípios como a liberdade, a autonomia e a democracia que devem perpassar instituições como a escola e a universidade que precisam incorporar essas questões no ensino, pesquisa e extensão potencializando a experiência acumulada pela sociedade civil organizada. A proposta desde trabalho é iniciar uma discussão entorno da construção de uma nova cidadania que considere o uso, gestão e apropriação do tempo e do espaço numa sociedade nova onde o cidadão, antes esfacelado na sua condição de produtor, consumidor e sujeito político, possa controlar as suas próprias condições de existência em todos as esferas da sociedade e em múltiplas escalas espaciais.
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