Geoecologia e Métricas de Paisagem como Subsídios ao Planejamento Regional da Amazônia no Estado do Maranhão, Nordeste do Brasil

GEOECOLOGÍA Y MÉTRICAS DEL PAISAJE AL SERVICIO DE LA PLANIFICACIÓN REGIONAL DE LA AMAZONÍA EN EL ESTADO DE MARANHÃO, NORESTE DE BRASIL

Resumo

O objetivo do estudo em questão é elaborar cenários de conectividade entre as paisagens naturais remanescentes através de métricas de Ecologia de Paisagem, visando à indicação de corredores ecológicos regionais nos limites do bioma amazônico no Estado do Maranhão, a partir de técnicas do sensoriamento remoto em ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica. A primeira etapa da pesquisa consiste na revisão bibliográfica, para o levantamento das bases teóricas da ecologia da paisagem. A segunda etapa consiste no processamento das métricas das formações florestais referentes ao mapeamento de uso e cobertura da terra do MAPBIOMAS entre 1985 e 2020. A terceira etapa consiste nas análises e discussões dos resultados obtidos a partir dos cálculos das métricas. Constatou-se, os grandes desmembramentos florestais históricos detectados entre o Oeste e Norte do Maranhão, e a detecção de áreas prioritárias para planos de implantação de corredores ecológicos.

Biografia do Autor

Gabriel Costa da Costa, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisador na área de ecologia da paisagem, possui notório conhecimento e experiência acadêmica/profissional nas áreas de cartografia, geoprocessamento, sensoriamento remoto e estudos ambientais.

Letícia Moura Ferreira, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço (PPGeo/UEMA), é bacharel em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Pesquisadora na área de Geografia Física, com ênfase em Climatologia Geográfica, Uso e Cobertura da Terra e Ecologia de Paisagens.

Erick Cristofore Guimarães, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Minas Gerais (2010), mestrado em Biodiversidade e Conservação, pela Universidade Federal do Maranhão (2018), doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Rede Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (2020) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará (2023). Possuo mais de uma década de experiência na elaboração de documentos referentes ao licenciamento ambiental, tais como EIA/RIMA, EA/PBA, RCA/PCA. Me dedico notadamente à área de recursos pesqueiros, análise e processamento de dados com enfoque principalmente na família de peixes Characidae e outros peixes de pequeno, médio e grande porte que ocorrem em água doce, estuários e marinhos.

Luiz Jorge Bezerra da Silva Dias, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Professor Adjunto I de Geografia Física (UEMA\CECEN\DEGEO). Bacharel em Geografia e Mestre em Sustetabilidade de Ecossistemas pela UFMA. Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede Bionorte), na área de pesquisa "Conservação da Biodiversidade". Trabalha desde 2004 com projetos ambientais, planejamento e ordenamento territorial, com ênfase e cartografia temática e Biogeografia. Já foi gestor de Áreas Protegiadas do Estado do Maranhão (SEMA), Especialista Socioambiental da Prefeitura de São Luís, atuando em projetos com o apoio do Banco Mundial. Atuou ainda como Assessor e Assistente da Pró-Reitoria de Graduação (Uema). Foi Coordenador Técnico do Programa ZEE-Maranhão e Diretor de Estudos Ambientais e Geoprocessamento, ambos pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos. Atualmente, além das atividades docentes na Uema, exerce o cargo de assessor especial da Reitoria. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Biogeografia, Geocologia da Paisagem, Uso e Cobertura da Terra e Conservação da Biodiversidade.

Publicado
2024-06-27