Periferia urbana no Brasil periférico: uma breve reflexão
URBAN PERIPHERY IN PERIPHERAL BRAZIL: A BRIEF REFLECTION
Resumen
O presente artigo foi desenvolvido em 2023 como produto de uma disciplina da pós-graduação. Almejamos relacionar a produção/reprodução de periferias urbanas com o desenvolvimento do modo de produção capitalista no Brasil. Nesse sentido aproveitamos as leituras e discussões realizadas durante a disciplina para refletirmos a periferia urbana em sua totalidade (SANTOS, 2004) , apresentando sua forma e conteúdo em diferentes momentos do capitalismo dependente. Ressaltamos as ações dos agentes sociais que produzem o espaço urbano (CORRÊA, 2011), sobretudo as ações que perpetuam as desigualdades materializadas nas periferias. Durante o processo de pesquisa ficou evidente a importância em considerar a formação socioespacial brasileira para compreender tanto as ações dos agentes sociais quanto as desigualdades tão presentes nos espaços periféricos. Por outro lado, destacamos a discussão acerca das periferias urbanas sob o olhar dos sujeitos periféricos (D’ANDREA, 2013), que sobretudo expõe as subjetividades que conformam as periferias complexas da contemporaneidade.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).