APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES DE 9 A 17 ANOS DO ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE VOTUPORANGA-SP

  • Jean Cesar Andrade de Souza Centro Universitário de Votuporanga
  • Amanda Centro Universitário de Votuporanga
  • Caciane Dalemolle Souza Centro Universitário de Votuporanga
  • Arthur Tromboni Francischette Centro Universitário de Votuporanga
  • Valter Mariano dos Santos Junior Centro Universitário de Votuporanga
Palavras-chave: Aptidão física, Adolescentes, Crianças, Saúde.

Resumo

A aptidão física compreende a capacidade potencial do indivíduo em realizar atividades físicas diárias, onde seus componentes relacionam-se a saúde e ao desempenho. O objetivo deste estudo foi avaliar a aptidão física relacionada à saúde de crianças e adolescentes comparando os resultados entre os sexos e classificando-os de acordo PROESP-BR. Compuseram a amostra 363 escolares de ensino público, de ambos os sexos, com idade de 9 à 17 anos. Foram realizados testes e avaliações de aptidão física segundo o PROESP-BR, além do percentual de gordura através das equações propostas por Slaughter et al., classificados segundo Deurenberg et al.  Todas as análises estatísticas foram realizadas pelo software SPSS 22.0, adotando significância de p<0.05, e resultados expressos em porcentagem. Verificou-se diferenças estatísticas entre os sexos nas variáveis de composição corporal, exceto Índice de Massa Corporal e idade, e aptidão cardiorrespiratória (APC). Em relação a flexibilidade, a maior parte da amostra classificou-se na zona saudável (ZS). No teste de resistência muscular localizada, as meninas revelaram percentuais de ZS melhores que meninos, diferentemente do teste de APC. Concluiu-se que 88% da amostra não apresentou critérios mínimos de saúde, justificando a importância da incorporação de programas de intervenção que estimulem a melhora da aptidão física.

Biografia do Autor

Amanda, Centro Universitário de Votuporanga

Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga

Caciane Dalemolle Souza, Centro Universitário de Votuporanga

Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Professor Titular do Centro Universitário de Votuporanga.

Arthur Tromboni Francischette, Centro Universitário de Votuporanga

Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário de Votuporanga

Valter Mariano dos Santos Junior, Centro Universitário de Votuporanga

Doutorando em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos.

Professor Titular do Centro Universitário de Votuporanga.

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Publicado
2020-05-17