O LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO BRASIL E OS SEUS DESAFIOS NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Palavras-chave: Licenciamento Ambiental. Desafio. Proteção. Meio Ambiente.

Resumo

A presente pesquisa buscou respostas sobre o processo de licenciamento ambiental no Brasil, quais as legislações que o define e quais os desafios enfrentados por ele que inviabilizam a proteção ambiental. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é buscar o entendimento de como o licenciamento ambiental é articulado no Brasil por meio da legislação existente e da funcionalidade dos órgãos ambientais, apresentando as dificuldades que o impede de ser eficiente na proteção do meio ambiente. Para obter o objetivo proposto, utilizou-se como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica a partir da análise de materiais já publicados como leis, resoluções, cartilhas, manuais e artigos científicos publicados no meio eletrônico, procurando nas referências pesquisadas o conceito de licenciamento ambiental, sua importância para o meio ambiente e os seus desafios. Portanto, concluiu-se que o licenciamento ambiental torna-se indispensável para combater ameaças de danos ambientais, impondo sua valoração, pois quando o ambiente é impactado de forma negativa quase nunca é totalmente recuperado, e em que pese todas as críticas, insatisfações, desafios e a percepção de que o licenciamento ambiental seja um obstáculo a ser superado.

Biografia do Autor

Sarajane, Universidade Estadual da Paraíba

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2012). Especialista em Impacto Ambiental. Mestrando do Cursos de Recursos Naturais da UFCG. Tem experiência na área de Educação e Meio Ambiente, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias inovadoras, crise socioambiental, estudo de percepção, ensino-aprendizagem, educação ambiental e Impacto Ambiental.

Referências

1. Leite MM. Análise comparativa dos sistemas de avaliação de impacto ambiental. In: Lira WS, Cândido GA. orgs. Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2013, pp. 273-293.

2. Amado F, Pavione L. Direito Ambiental - Coleção resumos para concursos. Salvador: Editora: JusPodivm; 2018.

3. Brasil. Lei nº 6938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. 1981.

4. Colleti RN. A participação da sociedade civil em instrumentos da política ambiental brasileira. Desenvolvimento e meio ambiente. jan/jun 2012; n° 25, p 39-51. Editora UFPR.

5. Rincão VP, Trigueiro RM. - Avaliação do impacto ambiental e licenciamento - Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2018.

6. Thomé R. Direito Ambiental em provas discursivas. Salvador: Editora JusPodivm, 2016.

7. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde (8. ed.). São Paulo, SP: Hucitec, 2004.

8. Brasil.. Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Capacitação de gestores ambientais: licenciamento ambiental. Brasília: MMA, 2009.

9. Brasil. Lei Complementar n° 140, de 8 de dezembro de 2011. Brasília. 2011.

10. Brasil. Decreto nº 99274, de 6 de junho de 1990. Brasília. 1990.

11. Sánchez LE. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2008.

12. Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.1988.

13. Brasil. Resolução CONAMA n° 237 de 19 de dezembro de 1997. Disposição Sobre o Licenciamento Ambiental. LEX: Legislação Ambiental, Rio de janeiro, 1997.

14. Brasil. Lei n° 11.516, de 28 de agosto de 2007. Dispõe sobre a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Brasília. 007.

15. Sousa AN. Licenciamento Ambiental no Brasil sob a perspectiva da modernização ecológica. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental/ USP, São Paulo, 2009.

16. Brasil. Tribunal de Contas da União. Cartilha de licenciamento ambiental / Tribunal de Contas da União; com colaboração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. 2.ed. Brasília : TCU, 4ª Secretaria de Controle Externo, 2007.

17. Feitosa IR, Lima LS, Fagundes RL. Manual de Licenciamento Ambiental: guia de procedimento passa a passo. Rio de Janeiro: GMA, 2004.

18. Cota L. Desafios do licenciamento ambiental. Instituto Minere. 2020.

19. Abema, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente. Novas propostas para o licenciamento ambiental no Brasil. Organização: José Carlos Carvalho - Brasília: Abema. 2013.

20. Hoffmann RM. Gargalos do licenciamento ambiental federal no Brasil. Brasília: Câmara dos Deputados, jul. 2015.
Publicado
2021-04-24