CONCEPÇÕES DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE SOBRE O CONCEITO DE TERRITÓRIO NO SEMIÁRIDO BAIANO

Palavras-chave: Agente Comunitário de Saúde., Território, Territorialização no SUS

Resumo

RESUMO: As discussões conceituais de território avançaram nas últimas décadas tendo uma dimensão multidisciplinar sendo aplicado as diversas áreas do conhecimento, no campo da saúde pública realçou as novas conformações influenciando as práticas e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Evidenciando a necessidade de compreender o conceito de território e suas relações no processo de trabalho em saúde. O objetivo desse estudo é compreender a concepção de território para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do município de Água Fria – Bahia. A metodologia utilizada baseia-se na abordagem qualitativa, exploratória. O instrumento utilizado para coleta foi entrevistas semiestruturadas, sendo esses submetidos posteriormente à análise de conteúdo com o uso da técnica de Bardin; verificou-se que o conceito de território no processo de trabalho para a maioria dos participantes do estudo (85,71%), está centrada na definição de “área de abrangência”, delimitação de espaço de trabalho. Conclui-se que se faz necessário espaços para discussão sobre o assunto para uma melhor compreensão, do uso e do conceito de “território” para os profissionais que neles atuam visando uma reorganização da Atenção Primária a Saúde (APS).

Biografia do Autor

karoline Oliveira da Silva, Faculdade Estácio Feira de Santana

Graduação em enfermagem, especialista em Saúde Pública e em Urgencia e Emergencia. Mestre em planejamneto Territorial

Referências

1. Minayo, M. C. S. et al. Programa Agentes de Saúde do Ceará: estudo de caso. Fortaleza: UNICEF,1990.

2. Barros, D. F. de; Barbieri, A. R.; Ivo, M. L.; Silva, M. da G. da. O contexto da formação dos agentes comunitários de saúde no Brasil. Revista Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, vol. 19, n. 1, p. 78-84, 2010.
3. Gonçalo, T. A. Território e processo de trabalho em saúde: representações sociais de agentes comunitários de saúde (caicó/RN) UFRN, 2016.

4. Ratzel, Friedrich. O Solo, a Sociedade e o Estado. In: Revista do Departamento de Geografia. São Paulo: USP/DG, n. 2, 1983.
5. Gottmann, Jean. A evolução do conceito de território. Boletim Campineiro de Geografia, vol. 2, nº 3, 2012.

6. Raffestin, C. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
7. Haesbaert, R. Da desterritorialização à multiterritorialidade. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – 20 a 26 de março de 2005 – Universidade de São Paulo.
8. Haesbaert, Rogério. O Mito da Desterritorialização: do fim dos territórios à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.
9. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Panorama. 2017, v4.3.47.
10. Triviños, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. 175 p.110.
11. Minayo, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
12. Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads). Lisboa: Ed. 70, 1977.
13. Guimaraes, R.B. Política Nacional de Saúde, concepções de território e o lugar da vigilância em saúde ambiental. Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde (HYGEIA), 90-99, Dez/2008.
14. Durkheim, Émili. Da divisão do trabalho social. [tradução Eduardo Brandão]. 2º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
15. Santos, Milton. O retorno do território. En: OSAL: Observatório Social de América Latina. Ano 6 no. 16 (jun. 2005). Buenos Aires: CLACSO, 2005 - ISSN 1515-3282.
16. Souza, Marcelo J. L. de. O Território: Sobre Espaço e Poder, Autonomia e Desenvolvimento. In: Castro, Iná E. de; GOMES, Paulo C. da C.; e, Corrêa, Roberto L. Geografia: Conceitos e Temas. 15ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
Publicado
2020-12-14