PRÁTICA DE TERRITORIALIZAÇÃO REALIZADA POR ESTUDANTES DE MEDICINA NO BAIRRO RIO GRANDE DE DIAMANTINA-MG: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Kysla Faria Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri
  • Ingrid Tameirão Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Lucas Cortes Tavares Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Isabelle Soares Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Letícia Leite Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Laryssa Balmant Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Thamiris Oliveira Gonçalves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Bruno Ramos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • João Vyctor Sousa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Delba Fonseca Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Palavras-chave: Territorialização da Atenção Primária; Educação Médica; Determinantes Sociais da Saúde.

Resumo

A formação do médico de acordo com as diretrizes nacionais curriculares faz parte do cotidiano da Estratégia Saúde da Família. O objetivo deste trabalho é relatar as experiências dos estudantes de medicina ao fazerem a territorialização de uma unidade de atenção primária nos primeiros meses de 2022. Esta atividade faz parte do módulo Práticas de Integração, Serviço e Comunidade I da Faculdade de Medicina, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha Mucuri, Diamantina, MG. Analisou-se a territorialização nos seguintes aspectos: uso de questionários com perguntas abertas e fechadas com informações gerais da comunidade autorreferidas pelos informantes chaves e mapeamento da área adstrita com auxílio da ferramenta de georreferenciamento Google My Maps. Os estudantes concluíram que por meio da territorialização foram engajados a trabalharem em equipe, conhecer os problemas locais, estabelecer vínculos com a comunidade e lidar com o cotidiano da gestão setorial e a pensar na estruturação do cuidado na atenção primária.

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Publicado
2022-06-11