Prefixo EJERCICIO FÍSICO Y ACTIVIDAD FÍSICA EN BRASIL Y AMÉRICA LATINA

EJERCICIO FÍSICO Y ACTIVIDAD FÍSICA EN BRASIL Y AMÉRICA LATINA

  • Antonia Dalla Pria Bankoff Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Clarisa Del Carmen Pino Inostroza UCD Concepción Chile
Palavras-chave: América Latina. Exercício Físico e Saúde. Atividade Física e Saúde. Sedentarismo.

Resumo

EXERCÍCIO FÍSICO E ATIVIDADE FÍSICA NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA

Resumo: Na América Latina, as discussões sobre Exercício Físico e Saúde começaram em um Congresso em 1987 em Montevidéu-Uruguai com a participação de vários países com convidados internacionais formalizando amplas discussões. No Brasil, seguindo as mesmas discussões em Montevidéu-Uruguai, foi realizado em 1988, em Congresso promovido pelo Departamento de Educação Física e Esportes do MEC-SEED-MEC (Brasília), sobre a importância do Exercício Físico e da Saúde. Metodologia: Para obter informações sobre atividade física e saúde na América Latina, foi necessário realizar uma investigação utilizando palavras-chave como Atividade Física e Saúde, Estilo de Vida Sedentário e Promoção da Saúde. Além dessas buscas, visitamos os sites dos Ministérios da Saúde e do Ministério do Esporte de 20 países que fazem parte da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), com o objetivo de verificar a existência de Programas de Atividade Física e Saúde para a população. Resultados: Em seus sites, oito países apresentam Programas de Atividade Física, Esporte e Saúde para a população, que contêm guias para a prática de atividades físicas, seus benefícios e a importância de sua prática. Três países apresentam descrições e importância de suas práticas em relação às doenças crônicas não transmissíveis, principalmente em programas de reabilitação cardíaca. Os demais países não possuem em seus sites a descrição de atividade física e programas de saúde para a população.

Palavras Chaves: América Latina. Exercício Físico e Saúde. Atividade Física e Saúde. Sedentarismo.

Biografia do Autor

Antonia Dalla Pria Bankoff, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Depto de Ciências do Esporte- Unicamp

Professora Visitante Nacional Sênior-Capes/UFMS

Clarisa Del Carmen Pino Inostroza, UCD Concepción Chile

Professora Mestre Clarisa Del Carmen Pino Inostroza pela Universidade Estadual de Campinas

Referências

1Cooper, Kenneth. (1987). Correndo Sem Medo. Rio de Janeiro. RJ. Brasil.

2 Ministério da Saúde e Secretaria de Esportes MEC. (1994 1ªed). Atividade Física e Saúde: Orientações básicas sobre atividade física e saúde para profissionais das áreas de educação e saúde. Brasilia. DF. Brasil.

3 FIEP – Fédération Internationale d'Education Physique, fundada no dia 02 de julho de 1923 em Bruxelas – Bélgica. https://congressofieps.com/. Página oficial Congresso FIEP no Brasil. Acesso Maio de 2022.

4 ROCHA M , Araújo, CGS, Gomes. OS, Flegner, A . Fisiologia do exercício. In Dacosta, Lamartine (Org) A tlas do Esporte no Brasil. Rio de Janeiro: CONFEF, 2006.

5 Araújo, CGS Fundamentos Biológicos: Medicina Desportiva. Editora Ao livro Técnico S/A, 1985.
6 Ministério da Saúde e Secretaria de Esportes MEC. Atividade Física e Saúde: Orientações básicas sobre atividade física e saúde para profissionais das áreas de educação e saúde. Brasilia. DF. Brasil, 1997 2ªed.

7 Matsudo, V, Matsudo, SM. Agita São Paulo. Celafiscs. São Caetano do Sul-São Paulo. Brasil, 1996.

8 Matsudo, V et al. Agita São Paulo. Celafiscs. São Caetano do Sul-São Paulo. Brasil, 1996.
9 Matsudo, V et al. Nível de atividades físicas em diferentes regiões de desenvolvimento. Revista brasileira de Atividade Física e saúde. 1998.


10 Bankoff, ADP. Atividades Físicas e Saúde na América |Latina. Congresso da Associação Latino Americana de Educação Física, Esportes e Dança- Alcided. Juiz de Fora-Minas Gerais-Brasil, 2015.

11 Organização Mundial de Saúde -OMS revela que países latinoamericanos presentan la tasa más alta de sedentarismo. https://www.edicionmedica.ec/secciones/salud-publica/oms-revela-que-pa-ses-latinoamericanos-presentan-la-m-s-alta-tasa-de-sedentarismo---92783. Acesso em Fevereiro de 2022, 2015.
12 Bankoff, ADP . Atividade Física e Saúde para trabalhadores e sua importância. Webnar sobre Saúde dos trabalhadores. RED IBEROAMERICANA DE ACTIVIDAD FISICA Y SALUD LABORAL. Santiago-Chile. Dezembro de 2020.
13 OPAS: OMS lança novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário. https://www.paho.org/pt/noticias/26-11-2020-oms-lanca-novas-diretrizes-sobre-atividade-fisica-e-comportamento-sedentario. 2020. Acesso em 18 de janeiro de 2022.

14 Agência Brasil. América Latina tem maior índice de sedentários: Brasil lidera (2018). https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-09/america-latina-tem-maior-indice-de-sedentarios-brasil-lidera. Acesso em 22 de abril de 2022.

15 Nahas, M V. (2017). Atividade Física, Saúde Qualidade de Vida: Conceitos e Sugestões para um Estilo de Vida Ativo. 7ª ed. Brasil.
16 Organização Mundial de Saúde-OMS. Novo estudo liderado pela OMS aponta que a maioria dos adolescentes não pratica atividade física suficiente. https://www.paho.org/pt/noticias/22-11-2019-novo-estudo-liderado-pela-oms-aponta-que-maioria-dos-adolescentes-nao-pratica. 2019. Acesso em março de 2022.

17 Organização Mundial de Saúde-OMS. Un nuevo estudio dirigido por la OMS indica que la mayoría de los adolescentes del mundo no realizan suficiente actividad física, y que eso pone en peligro su salud actual y futura. https://www.who.int/es/news/item/22-11-2019-new-who-led-study-says-majority-of-adolescents-worldwide-are-not-sufficiently-physically-active-putting-their-current-and-future-health-at-risk. 2018. Acesso em janeiro de 2022.
18 Deutsche Welle: Brasil é o país latino-americano com mais sedentários. https://www.dw.com/pt-br/brasil-%C3%A9-pa%C3%ADs-latino-americano-com-mais-sedent%C3%A1rios-em-lista-da-oms/a-45364866, 2018. Acesso em 13 de fevereiro de 2022.
19 Sedentarismo avança no planeta: 25% da população no grupo de alto riscohttps://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2018/09/05/interna_ciencia_saude,704041/sedentarismo-avanca-no-planeta-25-da-populacao-no-grupo-de-risco.shtml. Acesso em dezembro de 2021.

OUTRAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ministerio de Salud Pública- Uruguay. https://www.gub.uy/ministerio-salud-publica/home. Acesso em 22 de abril de 2022.
Ministerio de Salud- Argentina. https://www.argentina.gob.ar/salud. Acesso 22 de abril de 2022.
Ministerio de Salud y Deportes. Bolívia. https://www.minsalud.gob.bo/ Acesso em 22 de abril de 2022.
Ministerio de Salud y Protección Social- Colombia. https://twitter.com/minsaludcol. Acesso em 13 de março de 2022.

Ministerio de Salud- Chile. https://www.minsal.cl/mision-y-vision/. Acesso em 18 de janeiro de 2022.
Ministerio de Salud- Costa Rica. https://www.ministeriodesalud.go.cr/ Acesso em 18 de janeiro de 2022.

Ministerio de Salud- Cuba. https://salud.msp.gob.cu/ Acesso em 27 de março de 2022.

Ministerio de Salud- Equador. https://www.salud.gob.ec/ Acesso em 18 de janeiro de 2022.

Ministerio de Salud- El Salvador. https://www.salud.gob.sv/guia-de-programas/ Acesso em 18 de janeiro de 2022.

Ministerio de Salud- Guatemala. https://guatemala.gob.gt/author/mspas01/ Não acesso

Ministério da Saúde Pública e da População do Haiti. https://news.un.org/pt/tags/ministerio-da-saude-publica-e-da-populacao-do-haiti. Acesso em 13 de fevereiro de 2022.

Ministerio de Salud- Honduras. http://www.salud.gob.hn/site/ Acesso em 13 de fevereiro de 2022.

Ministerio de Salud. Mexico. https://www.gob.mx/salud. Acesso em 27 de março de 2022.

Ministerio de Salud. Nicaragua. https://www.minsa.gob.ni/ Acesso em 27 de março de 2022.

Ministerio de Salud – Fundo de Segurança Nacional-Panamá.
https://www.panamatramita.gob.pa/es/institucion/ministerio-de-salud. Acesso em 20 de fevereiro de 2022.

Ministerio de Salud Pública y Bienestar Social de Paraguay- Paraguai. https://twitter.com/msaludpy. Acesso em abril de 2022.


Ministerio de Salud y Asistencia Social- Peru. https://www.gob.pe/minsa/Acesso em 18 de outubro de 2022.

Ministerio de Salud-Republica Dominicana. https://msp.gob.do/web/Acesso 22 de fevereiro de 2022.

Ministerio del Poder Popular para la Salud-Venezuela http://www.mpps.gob.ve/Acesso em 23 de março de 2022.

Ministério da Saúde- Brasil. https://www.gov.br/saude/pt-br. Acesso 17 de dezembro de 2021.
Publicado
2022-10-16