Religiosidade/espiritualidade no ensino de graduação em enfermagem: relato de experiência docente

  • Beatriz Maria dos Santos Santiago Ribeiro Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Espiritualidade;, Religião;, Enfermagem;, Bacharelado em Enfermagem;, Estudantes de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: descrever a experiência vivenciada por docentes quanto a abordagem da religiosidade/espiritualidade no ensino de graduação em enfermagem. Método: trata-se de um relato de experiência profissional desenvolvidos em duas disciplinas, ocorrido de agosto a dezembro de 2019 em um Centro Universitário Privado de ensino superior do norte do Estado do Paraná. Resultados: os conteúdos referentes à religiosidade/espiritualidade foram apresentados aos alunos durante as aulas expositivas dialogadas e teóricas, contribuindo sobremaneira para o despertar da conscientização de cuidados em saúde que levem em consideração as dimensões da espiritualidade e da religiosidade. Conclusão: este relato de experiência deve provocar a reflexão de professores, pesquisadores e centros formadores quanto a importância da inclusão dessa temática na formação de novos profissionais, a fim de que os mesmos reúnam competências e suporte para tal abordagem no cuidar.

Descritores: Espiritualidade; Religião; Enfermagem; Bacharelado em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem.

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Publicado
2023-07-12