RESULTADOS ALCANÇADOS ATRAVÉS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM ACADEMIA AO AR LIVRE EM DIVERSAS LOCALIDADES

  • Carlos Aparecido Zamai Universidade Estadual de Campinas Universidade Paulista - Campinas
Palavras-chave: Exercício físico. Academias ar livre. Resultados.

Resumo

O objetivo do presente artigo foi identificar e analisar os resultados e benefícios alcançados por praticantes de exercícios físicos em academias ao ar livre em diversas localidades. Trata-se de um estudo de revisão de literatura com caráter quali-quantitativo através de levantamentos em fontes digitais de estudos realizados entre 2016-2018. Utilizou-se do levantamento de estudos realizados em outras academias em diversos municípios. Dentre os resultados mencionados, destacam-se a busca pela estética, socialização, melhoria da condição física, melhora do humor, bem-estar, melhora da saúde e qualidade de vida entre outros. Nota-se que os resultados/benefícios alcançados através da pratica do exercício físico são inúmeros, onde ressalta-se a melhora na disposição, diminuição de peso, melhora da saúde geral, relacionamento no trabalho, melhora da saúde e bem estar, qualidade de vida, melhora do seu stress, gostar das aulas e benefícios obtidos, redução de peso e condicionamento físico, alívio de dores, melhora da qualidade de vida, diminuição da pressão arterial, melhora do humor.

Biografia do Autor

Carlos Aparecido Zamai, Universidade Estadual de Campinas Universidade Paulista - Campinas
Universidade Estadual de Capinas - Programa Mexa-se Unicamp

Referências

Albuquerque CLFA, Alves RS. A evasão dos alunos das academias: Um estudo de caso no centro integrado de estética e atividade física – CIEAF, na cidade de Caicó – RN. Dominium Revista Científica da Faculdade de Natal, Natal, v. 1, p. 1-3, jan./abr. 2007. Disponível em: http://mail.falnatal.com.br:8080/revista_nova/a5_v 1/artigo_4.pdf. Acesso em: 19 dez. 2016.

American College of Sports Medicine. ACSM’s guidelines for exercise testing and prescription. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.

Bertevello G. Academias de ginástica e condicionamento físico – Sindicatos & associações. In: Costa, L. P. (org). Atlas do esporte no Brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2006.

Deci EL, Ryan RM. The “what” and “Why” of Goal Pursuits: Human Needs and the Self- Determination of Behavior. Psychological Inquiry, v. 1, n. 4, p. 227-268, 2000.

Deschamps SR, Domingues Filho LA. Motivos e benefícios psicológicos que levam os indivíduos dos sexos masculino e feminino a praticarem o ciclismo indoor. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Taguatinga, v. 13, n. 2, p. 27-32, 2005. ISSN 0103-1716. Disponível em: http://www.ucb.br/mestradoef/RBCM/13/13%20- %202/c_13_2_3.pdf. Acesso em: 03 dez. 2008.

Malavasi L, Both J. Motivação: uma breve revisão de conceitos e aplicações. Lecturas Educación Fisica e Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, n. 89, out., 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd89/motivac.htm Acesso em: 18 nov. 2008.

Marcellino NC. Academias de ginástica como opção de lazer. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Taguatinga, v. 1, n. 2, p. 49-54, 2003. Disponível em: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/articl e/viewFile/496/521. Acesso em: 18 nov. 2008.

Mascarenhas F, Vieira CA, Marques TMA, Borges PJA, Silva BO, Santos WB. Acumulação flexível, técnicas de inovação e grande indústria do Fitness: O Caso Curves Brasil. Pensar a Prática, América do Norte, v. 10, n. 2, p. 237-259, jul./dez. 2007. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/vie wArticle/1070. Acesso em 09 dez. 2008.

Nascimento GY, Soriano JB, Fávaro PE. A perspectiva do erro e a avaliação das consequências da intervenção profissional em Educação Física: uma análise de conteúdo. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v. 9, n. 4, p. 393-400, 2007. Disponível em: http://www.rbcdh.ufsc.br/MostraEdicao.do?edicao =3. Acesso em 09 dez. 2008.

Reis MMO. Acesso e uso do Portal de Periódicos CAPES pelos professores da Universidade Federal do Acre. 2005. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2005.

Rojas PN. C. Aderência aos Programas de Exercícios Físicos em Academias de Ginástica na Cidade de Curitiba – PR. 2003. 203 f. Dissertação (Mestrado EM Educação Física), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Samulski D. Psicologia do Esporte. Edição Revisada e Ampliada. 2 ed. São Paulo: Manole, 2009.

Weinberg RS, Gould D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Zamai, CA. Impacto das atividades físicas nos indicadores de saúde de sujeitos adultos: Programa Mexa-se. 2009. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas: 2009.

Zamai CA, Burgues V. Análise dos benefícios da pratica de atividades físicas para grupos especiais participantes do programa Mexa-se Unicamp. Revista Efdeportes, año 16, n. 165, 2012.

Zamai CA, Minetti GSC, Bortolin L. Benefícios de diversas atividades físicas praticadas em academia. In: ZAMAI, CA. (Org.). Atividade Física, saúde e qualidade de vida. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

Publicado
2019-12-12