PREVALÊNCIA DA MALÁRIA NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ, REGIÃO SUDOESTE DO ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL
Resumo
A Malária é uma doença infecciosa parasitária febril aguda, cujos agentes etiológicos são protozoários transmitidos por vetores. É reconhecida como grave problema de saúde pública no mundo, ocorrendo em quase 50% da população, em mais de 109 países e territórios. Sua estimativa é de 300 milhões de novos casos e 1 milhão de mortes por ano, principalmente em crianças menores de 5 anos e mulheres grávidas do continente africano. O presente trabalho tem como objetivo analisar a Ocorrência da Malária no Município de Imperatriz, Região Sudoeste do Estado do Maranhão, Brasil. O número de casos de malária registrados ao longo dos últimos quatro anos no município, incluindo ou não os casos autóctones, mostrou-se praticamente igual nos anos de 2009 e 2010. E um decréscimo no número de casos foi, no entanto, observado nos anos de 2011 e 2012. Apesar de todos esses fatores contribuírem de forma significativa para um elevado número de casos de malária no município de Imperatriz, no presente estudo tal fato não foi observado. Conclui se que há ocorrência da malária a partir dessas observações, que uma constante vigilância se faz necessária, especialmente para a região de influência com outros estados.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Vigilância em saúde. Situação epidemiológica da malária no Brasil, 2005. Disponível em <http://www.saude.gov.br/svs> Acesso em 10 de outubro de 2012.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos e demais trabalhos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais à Revista Saúde e Meio Ambiente, para fins de divulgação científica em qualquer meio disponível.