EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROMOTORA DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

  • Nayane Sibele de Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Monique Kerly Maia Fernandes UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Diana Paula de Souza Rêgo Pinto Carvalho UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Palavras-chave: Educação Ambiental, Saúde, Escolas, Conhecimento

Resumo

O desequilíbrio ambiental começa na década de 1950 a 1960, em que os países desenvolvidos não acreditavam que desenvolvimento e preservação de recursos naturais poderiam existir harmonicamente. A EA surge como uma alternativa para sair do caos. Objetivou-se com esse artigo analisar trabalhos que abordassem a educação ambiental como estratégia de promoção da saúde em estudantes do Ensino Fundamental II. Foi realizado uma Revisão Integrativa (RI) da literatura nas bases de dados Science Direct e Scielo. Após o levantamento nas bases de dados 12 artigos foram selecionados, dos quais 6 eram do Science Direct e 6 da Scielo. Ao analisar os artigos, pode-se constatar que a educação ambiental tem grande potencial para promover a saúde, ao auxiliar na formação da consciência ambiental nos indivíduos. Diante do exposto, concluímos que esse assunto é indispensável no ambiente escolar especialmente no Ensino Fundamental, pois contribui para que as crianças ajam como agentes promotores de mudanças em suas localidades, como também para que no futuro, sejam adultos críticos e conscientes do papel na sociedade, e de sua responsabilidade para com o meio ambiente o que implica diretamente em melhores condições de vida.

Biografia do Autor

Nayane Sibele de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Mestranda em Ensino, pela UERN, sua dissertação tem como tema Educação Ambiental como estratégia para a promoção da saúde em escolas. Especialista em Ciências Ambientais, pela FIC - Faculdades Integradas do Ceará. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande (2017).

Monique Kerly Maia Fernandes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2017). Possui curso técnico em Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2013). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: semiárido, cactácea, biofertilizante, adubação orgânica e agroecologia. Atualmente faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE, pertencente a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus Pau dos Ferros.

 
Diana Paula de Souza Rêgo Pinto Carvalho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Professora Adjunto I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Ensino - Mestrado Acadêmico da UERN. Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Saúde Coletiva com Ênfase no Programa Saúde da Família pela Faculdade Integrada de Patus (FIP). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem na UFRN (2013). Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela UFRN (2017). Orientadora de Iniciação Científica e Mestrado. Tem experiência e interesse pelas seguintes áreas: Ensino, Tecnologia Educacional, Enfermagem em Urgência/Emergência, Enfermagem Cirúrgica, Educação em saúde e Educação permanente em saúde. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação, Saúde e Sociedade (GIPESS), Membro do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Enfermagem e Saúde das Populações (GRUPESCES/UERN). ORCiD: 0000-0001-9485-5015

 

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Publicado
2020-05-18