Desafios para uma abordagem efetivamente multimodal dos gêneros discursivos em livros didáticos de Língua Portuguesa

Palavras-chave: livro didático, multimodalidade, ensino, língua portuguesa, gêneros textuais

Resumo

As transformações dos livros didáticos de Língua Portuguesa ao longo do século XX podem ser percebidas na abundância em termos de número e qualidade de informação visual que passaram a apresentar. Diferentemente das antigas cartilhas, que contavam praticamente só com ilustrações – quando muito, hoje, a modernização das técnicas de impressão e seu barateamento possibilitam aos autores e leitores ter lições não apenas ilustradas, mas utilizando várias outras formas de comunicação: visual, musical e digital. Entretanto, no que tange à exploração sistemática e aprofundada de diferentes semioses – especificamente a visual –, notamos que os livros didáticos de Língua Portuguesa ainda se ressentem de um tratamento insuficiente ou mesmo equivocado do aspecto visual dos gêneros ali trabalhados. Esse artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica que tentou entender como duas coleções didáticas de Língua Portuguesa, utilizadas na cidade mineira de Uberlândia em 2018, exploraram o material visual na abordagem dos gêneros multimodais. Contamos em nossas reflexões com as noções de linguagem e sintaxe visual de Dondis (2013), do conceito de visual em Kress (2006), de análise linguística de Mendonça (2013), de multimodalidade em Rodrigues (2005), Moura e Rojo (2013), entre outros, e de história do ensino de Português em Bunzen (2011) e Soares (2004). Nesse trabalho tentamos entender quais foram os gêneros multimodais mais usados nas coleções analisadas, e como os autores relacionaram a semiose do visual com o verbal. Enfatizamos nas análises a importância da ilustração nas obras, ainda que não ocupe, em nossa opinião, um lugar nobre. Também analisamos tirinhas e anúncios publicitários que, junto com as ilustrações, compõem os principais elementos visuais das obras examinadas. Nossas observações nos levaram a uma conclusão preocupante: pelo menos nessas coleções, há um trabalho importante a ser feito para o efetivo tratamento da multimodalidade nos livros didáticos de Língua Portuguesa. A multimodalidade dos gêneros, em muitas atividades dos livros, é tratada como algo acessório à construção do sentido e, em alguns casos, sequer é mencionada.

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Biografia do Autor

Peterson José de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Possui graduação em Licenciatura em Língua e Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Uberlândia (2000), Brasil, e Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), Brasil. Professor do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU), Brasil. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4424176374837628

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Publicado
2021-12-28
Como Citar
OLIVEIRA, P. J. DE. Desafios para uma abordagem efetivamente multimodal dos gêneros discursivos em livros didáticos de Língua Portuguesa. albuquerque: revista de história, v. 13, n. 26, p. 138-159, 28 dez. 2021.