A guerra da Tríplice Aliança nos manuais didáticos brasileiros do século XIX

  • Gilberto Luiz Alves Universidade Anhanguera Uniderp
  • Carla Villamaina Centeno Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Guerra do Paraguai, Manuais didáticos, História do Brasil

Resumo

O presente trabalho é resultado de projeto de pesquisa que investiga o papel dos manuais didáticos de História do Brasil na relação educativa. O conteúdo desses instrumentos é discutido por meio das interpretações que veiculam sobre a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) movida contra o Paraguai, bem como de suas fontes ao longo do tempo. A análise se resume aos manuais didáticos pioneiros, produzidos ainda no período imperial. Para o ensino secundário é exemplo Lições de História do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, professor da matéria no Colégio Pedro II. Para o nível elementar, a análise foca Pequena historia do Brazil por perguntas e respostas, de Joaquim Maria de Lacerda.

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Biografia do Autor

Gilberto Luiz Alves, Universidade Anhanguera Uniderp

Doutor em Educação. 

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0346629830466627. 

Carla Villamaina Centeno, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Filosofia e História da Educação. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9530085309552404. 

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Publicado
2009-12-30
Como Citar
ALVES, G. L.; CENTENO, C. V. A guerra da Tríplice Aliança nos manuais didáticos brasileiros do século XIX. albuquerque: revista de história, v. 1, n. 2, p. 45-68, 30 dez. 2009.