A guerra da Tríplice Aliança nos manuais didáticos brasileiros do século XIX
Resumo
O presente trabalho é resultado de projeto de pesquisa que investiga o papel dos manuais didáticos de História do Brasil na relação educativa. O conteúdo desses instrumentos é discutido por meio das interpretações que veiculam sobre a Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) movida contra o Paraguai, bem como de suas fontes ao longo do tempo. A análise se resume aos manuais didáticos pioneiros, produzidos ainda no período imperial. Para o ensino secundário é exemplo Lições de História do Brazil, de Joaquim Manuel de Macedo, professor da matéria no Colégio Pedro II. Para o nível elementar, a análise foca Pequena historia do Brazil por perguntas e respostas, de Joaquim Maria de Lacerda.
Downloads
Referências
ARARIPE, Tristão de Alencar. Tasso Fragoso: um pouco de história do nosso exército. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1960.
ALVES, Gilberto L. Alves. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas.
Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. 4.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
BANDEIRA, Manuel. Noções de história das literaturas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1954.
COMÉNIO, João Amós. Didáctica Magna: tratado da arte de ensinar tudo a todos. 2.ed. Tradução de Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1976.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio: século XXI. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
FRAGOSO, Tasso. História da Guerra entre a Tríplice Aliança e o Paraguai. 2.ed. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1956-1960.
LACERDA, Joaquim Maria de. Pequena história do Brazil por perguntas e respostas para uso da infancia brasileira. Novíssima.ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1942.
LACERDA, Joaquim Maria de. Pequena história do Brazil por perguntas e respostas. 6.ed. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1887.
MACEDO, Joaquim Manoel de. Lições de historia do Brasil para uso das escolas de instrucção primaria. Rio de Janeiro; Paris: Livraria Garnier, (s.d.).
MACEDO, Joaquim Manoel de. Noções de corographia do Brasil. Rio de Janeiro: Typ. Franco-Americana, 1873.
MAIA, Luis de Queirós Mattoso. Lições de História do Brazil. Rio de Janeiro: Dias da Silva Junior, s.d.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias.
Tradução de Gaetano Lo Monaco. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1998.
RATKE, Wolfgang. Escritos sobre A Nova Arte de Ensinar de ... (1571-1635): textos escolhidos. Tradução de Sandino Hoff. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
RIBEIRO, João. História do Brasil. 5.ed.rev. Rio de Janeiro; São Paulo e Belo Horizonte: Francisco Alves & Cia.; Paris e Lisboa: Aillaud, Alves e Cia., 1914.
TAUNAY, Alfredo d’Escragnolle. A Retirada da Laguna: episódio da Guerra do Paraguay. 10.ed. Tradução de Affonso d’Escragnolle Taunay. São Paulo; Cayeiras; Rio de Janeiro: Comp. Melhoramentos de S. Paulo, (1935?).
VECHIA, Ariclê e LORENZ, Karl Michael (orgs.). Programa de ensino da escola secundária brasileira: 1850-1951. Curitiba: Ed. do Autor, 1998.
Copyright (c) 2020 albuquerque: revista de história
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são todos cedidos à revista. As opinições e pontos de vista presentes nos artigos são de responsabilidade de seus/suas autores/as e não representam, necessariamente, as posições e visões de albuquerque: revista de história.