A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência

  • Simone de Paula Rocha Souza Universidade Federal de Mato Grosso- Campus de Rondonópolis

Resumo

 

 

Neste artigo tenciono discutir sobre o silenciamento da mulher em uma sociedade patriarcal, da criança com deficiência em uma sociedade normatizada e pensar sobre o processo do brincar em suas relações com a educação. Como ocorreu o processo de emancipação, ou tentativa desta, em minha busca como mulher no espaço público? Como se constitui a professora tecelã de uma educação de sensibilidade e o brincar da criança com deficiência? Desse modo, sob a perspectiva metodológica da narrativa autobiográfica, busco discutir os enfrentamentos que demarcam as diferentes interfaces da mulher-professora do Atendimento Educacional Especializado. Trata-se de pesquisa em andamento, cujos resultados apontam que à criança com deficiência também brinca e se expressa num diálogo constante com o Outro.

 

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Biografia do Autor

Simone de Paula Rocha Souza, Universidade Federal de Mato Grosso- Campus de Rondonópolis
Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2003) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2010). Atualmente é professora formadora do grupo de Alfabetização no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica -CEFAPRO e mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT/CUR/PPGEdu.

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Publicado
2018-12-17
Como Citar
SOUZA, S. DE P. R. A tessitura da mulher-professora em uma narrativa autobiográfica do brincar da criança com deficiência. albuquerque: revista de história, v. 10, n. 19, 17 dez. 2018.