EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
INTERLOCUÇÃO DA ESCOLA COM AS NARRATIVAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
Abstract
O processo de inclusão da pessoa com deficiência revela um histórico de momentos com aproximação e distanciamento desse grupo. Por um período essas pessoas frequentaram instituições especializadas, nas quais eram segregadas pela etiologia de suas condições. No que diz respeito à Educação Física Escolar, notamos o enfoque nas pessoas que apresentavam padrões de movimento estabelecidos às pessoas sem deficiência, ainda mais que os objetos de estudos eram focados na eugenia, na prática da ginástica e calistenia, logo os alunos com deficiência não necessariamente apresentariam os padrões de movimento que eram esperados. Assim sendo, o objetivo do presente texto foi apresentar e analisar a perspectiva da pessoa com deficiência sobre a Educação Física Escolar. Para isso, realizamos buscas por artigos no google acadêmico com as palavras-chave Educação Física escolar, inclusão e pessoa com deficiência. Foram selecionados aqueles que tiveram como participantes das pesquisas alunos e alunas com deficiência. Este estudo nos revelou que ainda existe a necessidade de pesquisarmos sobre qual é a perspectiva do aluno com deficiência para com as aulas de Educação Física e que muitas vezes, esta, se manifesta nos espaços escolares com um olhar centralizado no alto rendimento e passa a não compreender as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam para ocupar seus espaços e transmitirem suas linguagens através de suas expressões e de suas culturas corporais de movimento. Salientamos que há literaturas que descrevem a visão do professor em relação ao aluno com deficiência em suas aulas, e que a recíproca desse pensamento ainda é uma lacuna que precisa ser preenchida.