GUIAS DE FONTES CIENTÍFICAS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FEDERAIS
Resumo
O presente trabalho apresenta um panorama dos guias de fontes científicas das instituições de ensino superior federais. Entende-se que essas instituições têm duas motivações para realizar esse diálogo com a sociedade: o compromisso em formar e informar e a necessidade em divulgar o que produzem, principalmente, em tempos cruciais, tais como cortes orçamentários e trabalho remoto. Foi desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, em sua fundamentação teórica, e pesquisa documental, no levantamento dos guias de informações publicados pelas instituições. A partir dos dados, realizou-se uma análise quantitativa, caracterizando os guias, e uma análise de conteúdo, abordando cinco categorias de informações e inferências dos autores sobre os critérios utilizados. A análise conduz a questões que podem ser vistas como lacunas, outras como complementos de um guia para outro, além de adequações possíveis no período de trabalho remoto e pós-pandemia. O estudo em questão apresenta as informações que os guias disponibilizam ao usuário, mas também abre caminho para analisar-se, em próximos estudos, a adequação dos guias de fontes às legislações, em especial à Lei de Acesso à Informação e à Lei Geral de Proteção de Dados.