PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)

perspectivas de professoras alfabetizadoras

  • Adriana Ribeiro Escola Diomedes Valentim Cerri
  • Vivianny Bessão de Assis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0003-3146-0627

Resumo

Este texto teve por finalidade analisar as mudanças na alfabetização decorrente da regulamentação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (2012-2018) a partir da visão de três professoras alfabetizadoras que atuam no 3° ano do Ensino Fundamental, na rede municipal de ensino de Naviraí, interior de Mato Grosso do Sul. O intuito foi o de conhecer as práticas e as concepções sobre a alfabetização dessas professoras após terem realizado a formação neste Programa. Utilizou-se como procedimento metodológico o eixo qualitativo de caráter descritivo-analítico com embasamento teórico a partir de textos normativos e concepções de autores que discutem acerca da alfabetização. Os resultados demonstraram que o programa trouxe atividades lúdicas, com materiais concretos e práticas visando uma melhor atuação do professor em sala de aula. Mas que os problemas no aprendizado do aluno vão além da sala de aula, e esses, para serem superados precisam da participação de todos os envolvidos; pais, comunidade escolar, professores e políticas públicas voltadas para a conscientização da importância da alfabetização na vida escolar do aluno.

Publicado
2021-10-09
Como Citar
RIBEIRO, A.; BESSÃO DE ASSIS, V. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC). Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.