PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC)

perspectivas de professoras alfabetizadoras

Resumo

Este texto teve por finalidade analisar as mudanças na alfabetização decorrente da regulamentação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (2012-2018) a partir da visão de três professoras alfabetizadoras que atuam no 3° ano do Ensino Fundamental, na rede municipal de ensino de Naviraí, interior de Mato Grosso do Sul. O intuito foi o de conhecer as práticas e as concepções sobre a alfabetização dessas professoras após terem realizado a formação neste Programa. Utilizou-se como procedimento metodológico o eixo qualitativo de caráter descritivo-analítico com embasamento teórico a partir de textos normativos e concepções de autores que discutem acerca da alfabetização. Os resultados demonstraram que o programa trouxe atividades lúdicas, com materiais concretos e práticas visando uma melhor atuação do professor em sala de aula. Mas que os problemas no aprendizado do aluno vão além da sala de aula, e esses, para serem superados precisam da participação de todos os envolvidos; pais, comunidade escolar, professores e políticas públicas voltadas para a conscientização da importância da alfabetização na vida escolar do aluno.

Publicado
2021-10-09
Como Citar
RIBEIRO, A.; BESSÃO DE ASSIS, V. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC). Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 5, n. 1, 9 out. 2021.