ENTRE DIFERENCIAÇÃO E IMITAÇÃO

Estratégias Competitivas Das Microempresas Varejistas Do Município De Santana do Ipanema – AL

  • JOSÉ LUCAS BRANDÃO COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • Ludmila Meyer Montenegro
  • Florence Cavalcanti
  • Rodrigo Mascarenhas Amorim

Resumo

Essa pesquisa buscou compreender por meio da perspectiva dos microempresários varejistas do município de Santana do Ipanema-AL, como eles se diferenciam estrategicamente mediante a utilização das estratégias de diferenciação e de isomorfismo mimético (imitação). Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, de natureza qualitativa. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado como instrumento de coleta de dados, a qual foi aplicada com os empresários por meio de reunião presencial nas dependências de cada empresa. O critério de escolha das microempresas varejistas participantes do estudo consistiu-se a partir do critério de conveniência e por acessibilidade. As principais estratégias de diferenciação utilizadas pelas microempresas são: Diferenciação por preço, variedade, qualidade e exclusividade dos produtos, cadastro dos clientes para fidelização, qualidade no atendimento e pós-venda (suporte), descontos maiores que os concorrentes, cartão fidelidade e venda de produtos eletrônicos semelhantes aos dos concorrentes (não diferenciação). As de imitação são: forma de divulgar nas redes sociais, propagandas em carros de som e rádios, merchandising, anúncios com influencers digitais e definição de ticket médio, todas adaptadas a realidade das empresas. Conclui-se que, as microempresas utilizam as duas formas estratégias (diferenciação e imitação), bem como, mesclam no processo de utilização das duas perspectivas estratégicas para obtenção de vantagem competitiva.

Publicado
2022-11-12
Como Citar
BRANDÃO COSTA, J. L.; MEYER MONTENEGRO , L.; HEBER PEDREIRA DE FREITAS , F. C.; MASCARENHAS AMORIM, R. ENTRE DIFERENCIAÇÃO E IMITAÇÃO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 6, n. 1, 12 nov. 2022.