ENTRE DIFERENCIAÇÃO E IMITAÇÃO
Estratégias Competitivas Das Microempresas Varejistas Do Município De Santana do Ipanema – AL
Resumo
Essa pesquisa buscou compreender por meio da perspectiva dos microempresários varejistas do município de Santana do Ipanema-AL, como eles se diferenciam estrategicamente mediante a utilização das estratégias de diferenciação e de isomorfismo mimético (imitação). Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, de natureza qualitativa. Utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado como instrumento de coleta de dados, a qual foi aplicada com os empresários por meio de reunião presencial nas dependências de cada empresa. O critério de escolha das microempresas varejistas participantes do estudo consistiu-se a partir do critério de conveniência e por acessibilidade. As principais estratégias de diferenciação utilizadas pelas microempresas são: Diferenciação por preço, variedade, qualidade e exclusividade dos produtos, cadastro dos clientes para fidelização, qualidade no atendimento e pós-venda (suporte), descontos maiores que os concorrentes, cartão fidelidade e venda de produtos eletrônicos semelhantes aos dos concorrentes (não diferenciação). As de imitação são: forma de divulgar nas redes sociais, propagandas em carros de som e rádios, merchandising, anúncios com influencers digitais e definição de ticket médio, todas adaptadas a realidade das empresas. Conclui-se que, as microempresas utilizam as duas formas estratégias (diferenciação e imitação), bem como, mesclam no processo de utilização das duas perspectivas estratégicas para obtenção de vantagem competitiva.