MORTALIDADE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA CIDADE DE NAVIRAÍ- MS: estudo de caso

  • Leucivaldo CARNEIRO MORAIS IFMS NAVIRAÍ
  • LETICIA FURTADO RODRIGUES CARNEIRO IFMS

Resumo

Considerando a importante função das micro e pequenas empresas – MPE´s no desenvolvimento econômico do Brasil, este artigo tem como objetivo analisar os fatores contribuintes para a mortalidade precoce de micro e pequenas empresas no município de Naviraí- MS, especialmente no que diz respeito ao empreendedor, a empresa e ao ambiente externo. As micro e pequenas empresas assumem papel importante para  economia local e regional. Grande parte desses empreendimentos não consegue prosperar e se manter no mercado por mais de meia década, apresentando mortalidade precoce. O ponto de partida para este estudo foi o alto índice de mortalidade de micro e pequenas empresas do município entre os anos de 2015/2016, cercam aproximadamente 73,84% das micro e pequenas empresas do município fecharam as portas. Ainda pode existir outras empresas, porque algumas não procuraram a prefeitura para dar baixa na sua empresa. Esses dados foram coletados junto a JUCEMS (Junta Comercial do Estado do Mato Grosso do Sul), o qual despertou o interesse em estudar o caso. A metodologia foi uma pesquisa bibliográfica, está sendo desenvolvida por meio de pesquisa de campo com 209 empresas e 30 contadores de Naviraí para constatar os principais motivos que levaram essas empresas a falência.

 

 

Palavras-chave: Mortalidade MPE`s, Estudo de Caso, Desconhecimento do Mercado.

Referências

REFERÊNCIAS

Junta Comercial do Estado do Mato Grosso do Sul: Números de micro e pequenas empresas constituídas e extintas em de Naviraí- MS, período 2005 a 2016. Campo Grande 2017.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.

MATIAS, A. B.; LOPES JÚNIOR, F. Administração Financeira nas Empresas de Pequeno Porte. São Paulo: Manole Ltda, 2002.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007.

MORAIS, L.C: Condicionante de Mortalidades de Micro e Pequenas Empresas em Rio Verde, período de 2000 a 2005. Trabalho de conclusão de curso de Ciências Econômicas da Fesurv- Universidade de Rio Verde, 2006.

RESNICK, P.A. Bíblia da pequena empresa. São Paulo: Makron, 1900.

SEBRAE. SERVIÇO BRASIELIRO DE APOIO ÁS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. Fatores condicionantes e Taxa de mortalidade de empresas no Brasil. Relatório de Pesquisa. Brasília- DF, 2004. 56p. Disponível em: http://www.sebraego.com.br/site.do?idArtigo>=217>.Acesso em 18/08/2017.

SEBARE As micro e pequenas empresas na exportação brasileira. Brasil: 1998-2014. Brasília: SEBRAE, 2015. 114 p.: il. color. 1. Exportação.

SEBRAE- Sobrevivência das empresas no Brasil. / Marco Aurélio Bedê (Coord.) – Brasília Sebrae, 2016.

SEBRAE. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. Brasília: Sebrae, 2014. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Estudos%20e%20Pesquisas/Participacao%20das%20micro %20e%20pequenas%20empresas.pdf . Acesso: 16 de agosto de 2017

Publicado
2017-10-05
Como Citar
MORAIS, L. C.; CARNEIRO, L. F. R. MORTALIDADE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NA CIDADE DE NAVIRAÍ- MS: estudo de caso. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 5 out. 2017.