PERFIL DAS INDÚSTRIAS DE MODA DO ALTO VALE DO ITAJAÍ

Danila Cristiane Marques Sanches Dockhorn, Emily Filippi, Rose Mari Klepa Scheffer, Tainan Araujo Anunciacao

Resumo


Devido a concentração de empresas que atuam no setor têxtil em Santa Catarina, e as grandes diferenças entre as pequenas e médias empresas de cunho familiar e que tem a empresa como principal geração de renda para as grandes empresas que possuem capital para investimento em novas tecnologias e design (COSTA e ROCHA, 2009), o estudo objetivou analisar o perfil da indústria de moda do Alto Vale do Itajaí, a fim de conhecer a realidade local. A região do Alto Vale do Itajaí se caracteriza pela produção de confecção em malha e jeans, em que maioria das empresas terceiriza processos produtivos, apresentam imaturidade dos processos e pouca sistematização da produção, apesar de metade das empresas ter modelagem automatizada. Através de uma pesquisa quantitativa descritiva e a análise estatística dos dados, a concorrência acirrada foi considerada como um dos principais problemas de mercado, seguido da presente crise econômica que assola toda a indústria brasileira. Com o curso de Design de Moda implantado no Instituto Federal Catarinense, em Ibirama, faz-se necessário conhecer a realidade local, pois possibilita aos professores uma visão ampla sobre quais as necessidades das empresas da região, e apresenta a realidade do mercado de trabalho que permeia o futuro dos alunos como profissionais.


Palavras-chave


Moda; Perfil da Indústria; Setor Têxtil.

Texto completo:

PDF

Referências


BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 25-38, 2014.

BARROS, A. C. P. Relacionamento Mercadológico nas Mídias Interativas Digitais: Inovações na Comunicação Transmidiática entre Empresas e Consumidores. Revista dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, n. 3, mar. 2010.

BOONE, L. E.; KURTZ, D. L. Marketing contemporâneo. São Paulo: Cengage Lear-ning, 2009. xxix, 774 p. ISBN 978-85-221-0564-9.

COSTA, A. C. R.; ROCHA, É. R. P. Panorama da cadeia produtiva têxtil e de confecções e a questão da inovação. BNDES Setorial, n.29, p.159-202, mar. 2009.

CUSTÓDIO, T. P. A Importância do Empreendedorismo como Estratégia de Negócio. 2011. 60 f. Dissertação (Monografia em Administração) - Curso de administração, Cen-tro Universitário Católico Salesiano Auxilium, São Paulo. 2011.

EMÍDIO, L. F. B. A Gestão de Design como Ferramenta Estratégica para MPES do Vestuário de Moda: um estudo de caso na região de Londrina. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Desenho Industrial) – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo. 2006.

FERNANDES, R. L. Capacitação e estratégias tecnológicas das empresas líderes da indústria têxtil confecções no estado de Santa Catarina. 2008. 263 f. Dissertação (Mes-trado em Economia) - Curso de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2008.

FERREIRA, M. D. Gestão do Design e Sustentabilidade. Gestão do Design e sua ade-quação a um novo paradigma regido pela Sustentabilidade. 2010. 219 f. Tese (Mestrado em Design de Produto) - Faculdade de Arquitetura, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa. 2010.

GALÃO, F. P.; CRESCITELLI, E.; BACCARO, T. A. Comunicação Integrada de Marketing: uma Ferramenta do Posicionamento Estratégico? UNOPAR Científica – Ciências Jurídicas e Empresariais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 85-91, mar, 2011.

OGAVA, C. C. D. Contraposição entre a Teoria da Gestão do Design e a Realidade das MPES Catarinenses Confeccionistas de Vestuário: Apontamentos da Necessidade de uma Abordagem Sistêmica da Gestão de Design. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Design e Expressão Gráfica) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2014.

RIBEIRO, A. D.; LIMA, G. M.; GHISLENI, T. S. A Importância da Comunicação Integrada nas Empresas. Disc. Scientia. Série: Artes, Letras e Comunicação. Santa Maria, v. 7, n. 1, p.97-106, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.